Durante o mês de outubro, Itajaí recebe a maior festa do pescado do Brasil, a 35ª Marejada. Além de reunir muita música e gastronomia, o evento é referência em sustentabilidade, tornando-se exemplo nacional em preservação ambiental. Ao adotar uma série de medidas para minimizar o impacto ambiental, a Marejada tem incentivado a conscientização dos turistas e visitantes do evento.
Continua depois da publicidade
Além disso, o evento também foca em oferecer acessibilidade para as pessoas, reunindo milhares de visitantes que procuram suas variedades gastronômicas, artesanatos, atrações musicais e muito mais. A festa se destaca por ser a primeira do país a eliminar totalmente o plástico descartável da operação, conquistando o prêmio nacional de sustentabilidade do Ministério do Meio Ambiente.
Conheça as iniciativas do evento
Uma das principais iniciativas sustentáveis da Marejada é o uso de copos contínuos, uma medida que reduz o descarte de resíduos durante o evento. Segundo a organização, a estimativa é que o descarte de mais de 300 mil copos plásticos é evitada durante os dias de programação — entre 03 a 20 de outubro. Em Santa Catarina, a Marejada é o único evento de grande porte a não disponibilizar plástico para o seu público.
O evento também não faz a impressão de nenhum material de divulgação. Toda a programação pode ser encontrada através do site ou das redes sociais, o que também faz parte das medidas para evitar o desperdício.
Continua depois da publicidade
Ainda, há todo um cuidado com o descarte de resíduos, reforçando o compromisso da organização com a responsabilidade ambiental. Nesta edição, a Marejada conta com a parceria da empresa Biorecicle para destinar de forma correta todo o óleo das cozinhas dos restaurantes. Outra iniciativa é que o público poderá trazer o seu óleo de casa para a destinação adequada, evitando a poluição de rios.
O evento conta com um plano de gerenciamento de resíduos, atestado por engenheiros ambientais, que identifica e descreve as ações relativas ao manejo adequado. Essa iniciativa envolve a geração, segregação, acondicionamento, identificação, coleta, transporte interno, armazenamento temporário, tratamento interno, armazenamento externo, coleta e transporte externo, tratamento externo, e disposição final de resíduos. Tudo é acompanhado por meio de uma parceria entre a empresa Ambiental e o programa Recicla Itajaí.
Todos os resíduos orgânicos gerados na cozinha durante o evento passarão pelo processo de compostagem. Depois, o adubo será distribuído para o horto de Itajaí. Ainda, a Marejada conta com o sistema vallet totalmente gratuito, ciclistas podem deixar as suas bicicletas em total segurança enquanto curtem o evento.
Conheça todas as iniciativas sustentáveis e a programação da Marejada no site do evento.
A NSC está presente na festa da Marejada com um espaço especial e conta com ativações da Construtora Êxito. Venha conferir!
Continua depois da publicidade