A 35ª Marejada, que acontece até o dia 20 de outubro, em Itajaí (SC), se destaca por ser um evento de grande porte, totalmente acessível. A maior festa de pescados do Brasil é um dos únicos eventos de grande porte a oferecer inclusão para todos os públicos.
Continua depois da publicidade
Para atingir este objetivo, a Marejada conta com o Plano de Acessibilidade, realizado em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi). A organização proporciona autonomia e segurança para que as pessoas com deficiência possam acessar todas as áreas do evento, sem restrições, cumprindo o compromisso de que “a Marejada é para todos”.
O Plano de Acessibilidade da Marejada é um compromisso que mostra ao público que é possível organizar e deixar acessível um evento de grande porte. Ainda, o acesso ao evento é gratuito, e todos os dias, o público pode contar com uma programação completa que valoriza a cultura e a tradição de Itajaí. Ao todo, são 18 dias de muita gastronomia e cultura no Centreventos da cidade.
Ações de inclusão guiam o evento
A festa oferece uma série de recursos adaptados, como cardápios em formatos acessíveis, mesas táteis para deficientes visuais e intérpretes de Libras. Além disso, há estacionamento prioritário, cadeiras de rodas disponíveis e banheiros adaptados, promovendo uma experiência inclusiva e segura para todos os visitantes.
O processo inicia na própria divulgação do evento. Todas as postagens nas mídias sociais contam com a hashtag #pratodosverem, junto com uma descrição em texto do conteúdo. Ainda, o site é totalmente acessível, permitindo que todas as informações sejam de fácil acesso a todos.
Continua depois da publicidade
Todos os cardápios foram gravados no formato audiodescritivo para facilitar o entendimento dos deficientes visuais e disponibilizados ao público antes do evento. Ainda, há cardápios adaptados em todos os restaurantes e bares. Já nos espaços do evento, há a disposição de audiodescrição.
O time que atua no atendimento durante todos os dias do evento receberam treinamento para lidar com as pessoas. Ainda, os banheiros são acessíveis e a equipe de limpeza foi capacitada para não deixar nenhum material de trabalho obstruir as portas.
Para orientações, o evento conta com um Balcão de Acessibilidade na entrada, com uma equipe preparada para esclarecer informações sobre a localização dos ambientes, banheiros, restaurantes e demais informações. Ainda, há uma equipe especializada em libras que trabalha na Marejada durante os dias da semana, das 18h às 21h, e nos finais de semana e feriados, das 10h às 21h.
A Marejada conta, ainda, com uma mesa tátil para auxiliar na orientação dos ambientes internos e externos do evento, a disposição de cadeiras de rodas e vagas prioritárias. Ainda, há entrada prioritária para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, autistas e lactantes.
Continua depois da publicidade
Essas medidas fazem parte de um esforço contínuo para tornar o evento cada vez mais acessível, que celebra a cultura local e a inclusão social.
Para conhecer mais sobre as ações de acessibilidade da Marejada, acesse o site do evento.
A NSC está presente na festa da Marejada com um espaço especial e conta com ativações da Construtora Êxito. Venha conferir!