Em quatro dias de festa, um público de 35 mil pessoas passou pela 28ª Festilha – Festa das Tradições da Ilha, em São Francisco do Sul. Shows nacionais e de músicos regionais, palco exclusivo para bandas francisquenses, apresentações culturais, gastronomia e artesanato foram as atrações da festa.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias de Joinville e região

Para o secretário de Turismo, Guilherme Neves Pereira, o sucesso desta edição se deve ao envolvimento das entidades, ao reforço na segurança e a novos elementos, como o palco autoral, feira do produtor e participação mais efetiva de músicos da cidade.

De acordo com a artesã Patrícia Ruske da Costa, cadastrada na Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul há quatro anos, a Festilha é uma vitrine.

– Participar de eventos como esse é uma forma de divulgar e vender nosso trabalho -avalia.

Continua depois da publicidade

Há oito anos cadastrada na fundação, a artesã Nelise Cristina Rocha, que confecciona produtos como luminárias, cestas e relógios de parede com jornal, conta com clientes fixos durante a Festilha.

– Faço ótimas vendas durante a festa, inclusive tenho clientes de Curitiba que sempre vêm e procuram meu trabalho – comemora.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural, Daia Carvalho, a Festilha juntou o que São Francisco do Sul tem de melhor.

– Conseguimos reunir itens como qualidade de estrutura e dar destaque para a produção cultural francisquense – frisa Carvalho.

Continua depois da publicidade

A gastronomia é outro ponto forte do evento. O tradicional pirão com linguiça feito pelos integrantes do Bloco da Vagabunda deve chegar à marca de pouco mais de dois mil pratos.