Na última quinta-feira (27) um buraco se abriu na rua João Pio Duarte Silva, no Córrego Grande, próximo ao Horto Florestal, em virtude de um vazamento de água no sistema de abastecimento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan). O buraco, que só foi consertado na manhã desta sexta-feira, gerou filas e alterações no trânsito da região. Pela extensão da abertura, o tráfego de uma das vias chegou a ser desviado pela calçada.
Continua depois da publicidade
Pelos números da Casan, 34% da água destinada ao abastecimento em Santa Catarina se perde no caminho. Metade destes 34% são de água para comunidades carentes de baixa renda, para uso de hidrantes de Corpo de Bombeiros e também em fraudes, os chamados “gatos”.
Entre as perdas nos vazamentos da própria rede de abastecimento, e as perdas em fraudes, todas elas influenciam no valor final da tarifa dos consumidores. “Essa questão de perseguir e diminuir este índice de desperdício, tende a beneficiar o bom pagador e que está pagando pelo serviço”, comentou o engenheiro sanitarista, Vinicius Raguianti.
Ouça a entrevista completa com Vinicius Raguianti ?
Continua depois da publicidade