Entre a noite de sexta-feira (31) e o domingo (2), 33 estabelecimentos foram fechados em Blumenau por descumprirem o horário reduzido definido nas novas medidas restritivas. Foram fiscalizados 324 locais. Este foi o primeiro final de semana de atuação da força-tarefa para checar o cumprimento do decreto municipal que tem o objetivo de conter o avanço da contaminação do coronavírus.
Continua depois da publicidade
Além dos estabelecimentos fechados, a ação também orientou 118 locais e dispersou 31 aglomerações em locais públicos, residências e comércios. Supermercados e mercados também passaram a ser fiscalizados por conta de aglomerações.
Desde o dia 28 de julho, 587 atendimentos foram feitos pela força-tarefa que é composta por 30 profissionais da Secretaria de Defesa Civil, Secretaria de Promoção da Saúde, Vigilância Sanitária, Polícia Civil, Polícia Militar e do 3º Batalhão do Corpo de Bombeiros. 400 máscaras já foram entregues.
Denúncias de estabelecimentos que estejam descumprindo o decreto, aglomeração ou desrespeito a qualquer medida restritiva podem ser feitas através do telefone 199, da Defesa Civil.
Coronavírus em Blumenau
De acordo com o boletim da prefeitura de Blumenau deste domingo (2), 56 mortes já foram registradas devido ao coronavírus. Já são 9.108 casos confirmados de 30.044 testes feitos. Setenta e uma pessoas estão internadas em unidades de terapia intensiva (UTIs) e 51 pacientes ocupam leitos de enfermaria, totalizando 122 hospitalizados.
Continua depois da publicidade
A cidade soma, ainda, 6.407 pessoas consideradas recuperadas da doença — o que corresponde a 70,3% do total de diagnósticos em Blumenau. A taxa de letalidade é de 0,61% — em SC, esse índice chega a 1,33%.