O Parque Vila Germânica divulgou na manhã desta sexta-feira o balanço final da 32ª Oktoberfest. Neste ano, a festa registrou um superávit de R$ 1.876.413,73 milhão, 10,34% a mais que a edição anterior, quando foi registrado R$ 1.700.633,58. A receita da festa corresponde à arrecadação de comissão sobre as vendas, permissões de uso de espaço e patrocínios.
Continua depois da publicidade
A previsão inicial da organização ultrapassava o valor arrecadado, mas o mau tempo teria comprometido os planos, já que 80 mil pessoas podem ter deixado de prestigiar a festa. mesmo assim, o secretário de Turismo e presidente do Parque Vila Germânica, Ricardo Stodieck, avalia a edição de 2015 de maneira positiva:
– Podíamos ter pelo menos mais R$ 1 milhão de superávit, mas estamos contentes com o resultado da festa. Tivemos 12 dias de chuva durante os 19 dias de Oktoberfest e mesmo assim nos surpreendemos positivamente – ressalta ao assegurar que o valor será investido em ações dentro do próprio Parque Vila Germânica.
Um dos fatores positivos do balanço econômico é o aumento da venda de ingressos em 29,6%. Foram vendidos R$ 4,8 milhões, enquanto em 2014 foram comercializados R$ 3,7 milhões em entradas.
Enquanto a organização da festa comemora a diminuição no valor a ser pago pela conta de água e esgoto, um decréscimo de R$ 13,4 mil em relação ao ano anterior – por conta da parceria do Parque Vila Germânica com a empresa especializada na instalação de redutores de vazão de água -, lamenta o aumento da taxa de energia elétrica. Este ano, os consumidores tiveram um acréscimo na conta e na Oktoberfest não foi diferente. A taxa sofreu aumento de 55% com relação ao ano passado.
Continua depois da publicidade
Pesquisa aponta preferências do público
Para moradores de Blumenau e turistas, o Eisenbahn Biergarten foi o espaço mais elogiado durante a 32ª Oktoberfest. A informação foi constatada através da pesquisa feita pela empresa AskNew. Os dados apontam que 60% dos entrevistados o consideraram ótimo (numa escala de Ótimo, Bom, Regular, Ruim e Péssimo).
Os demais pavilhões, setores 1, 2 e 3, também receberam qualificações positivas e foram considerados ótimos para 52%, 51%, 48% do público, respectivamente. O levantamento foi feito durante os 19 dias de festa e ouviu 763 visitantes, sendo 371 de moradores de Blumenau e 392 turistas.
Segundo a diretora Executiva da Asknew, Janine Kuroski, analisar os dados é importante para avaliar a festa, mas é essencial que eles resultem em ações:
– Além de apresentar os números, que surpreenderam neste ano em que se fala muito de crise econômica, a organização da festa já está apresentando soluções para o que pode melhorar – destaca ao citar a apresentação do Lounge Feminino, que retorna à Oktoberfest no ano que vem.
Continua depois da publicidade
O espaço com 520 metros quadrados vai ficar perto do Eisenbahn Biergarten e além de contar com sanitários e um espaço com espelhos para as mulheres, vai ter ainda um fraldário e um espaço para as mães amamentarem os filhos.
– No ano passado o espaço, que era menor, foi aprovado pelo público feminino e no próximo ano retorna para atender com ainda mais qualidade as mulheres. Esperamos suprir uma necessidade que tivemos durante a festa deste ano – finaliza.
Confira mais dados da pesquisa:
De acordo com o relatório, a Oktoberfest recebeu 97% de avaliações positivas, sendo que 55% dos visitantes consideram a festa ótima. Outro fator positivo foi a estrutura geral da festa. Os quesitos limpeza, decoração e atendimento foram elogiados. Segundo a pesquisa, 56% dos visitantes consideram a decoração ótima. Logo atrás aparece a limpeza com 56%.
Em seguida vem o atendimento ao público, com 50%. A qualidade das bebidas (65,5% ótimo), seguido da variedade das bebidas oferecidas (61% ótimo) na Oktoberfest 2015 também foram itens bem avaliados. A qualidade da gastronomia, que passou por uma reformulação neste ano, aparece na sequência (52% ótimo) e a variedade da gastronomia vem na sequência (49% ótimo).
Continua depois da publicidade