O 30º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub) terminou na quinta-feira registrando público de 7 mil espectatores.
Continua depois da publicidade
Grande parte do público formou plateia para espetáculos apresentados nos auditórios do Teatro Carlos Gomes, Fundação Cultural de Blumenau e Galpão de Arquitetura da Furb. Outra parte foi formada em apresentações das ações Teatro na Escola e Palco Sobre Rodas, que levaram apresentações para unidades de ensino e espaços alternativos como a Feirinha da Servidão, na rua Curt Hering e o Festival de Inverno Festinver, de Gaspar. Houve ainda a participação de público nas oficinas voltadas para professores e de formação extra-curricular para atores, palestras e conversas sobre teatro, além da Mostra de Vídeo Rute Zendron.
— Preparamos um festival lindo, com espetáculos de muita qualidade e com uma programação grandiosa para comemorar as 30 edições do Fitub e tivemos como resposta da comunidade as sessões cheias e uma grande movimentação também nos palcos alternativos. Novamente nós reforçamos nosso compromisso de extensão universitária, que é educar e formar plateia de teatro hoje e para o futuro, com a ação Teatro na Escola e ainda aproximar cada vez mais os espetáculos da comunidade, com apresentações feitas em espaços alternativos para que o público perceba que o Festival é aberto, que é feito para a comunidade — destaca o professor da Furb e coordenador do Fitub, Fábio Hostert.
Nesta edição foram apresentados 12 espetáculos selecionados de 118 inscritos, cinco convidados e outros seis blumenauenses. Estiveram representados nesta edição os estados da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal e a vizinha Argentina.
A partir deste ano, as análises dos espetáculos deixaram de somar votos para eleger destaques e passaram a ser análises críticas documentadas, que tornando-se públicas, irão agregar ainda mais o currículo dos espetáculos e de todos os artistas envolvidos. Estas análises estarão disponíveis em breve no site do furb.br/fitub.
Continua depois da publicidade