Cinco espetáculos de teatro de animação de três estados brasileiros e do Distrito Federal serão exibidos gratuitamente entre os dias 15 e 18 de novembro para todo o Brasil, em dez apresentações com transmissão ao vivo pelo canal do FITA – Festival Internacional de Teatro de Animação no YouTube. Os shows são parte da 2ª Mostra de Rua FITA, realizada pela Fazendo Fita Cia. Artística, responsável pelo já tradicional festival internacional, e que, em consequência da pandemia, teve sua última edição realizada em 2019.

Continua depois da publicidade

> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp

A nova edição também vai promover bate-papos com artistas e mesa de conversa – já com inscrições abertas pelo site oficial. O evento homenageia a professora, dramaturga, diretora, atriz e poeta Carmem Fossari (1955-2021). A abertura oficial está marcada para segunda-feira (15), às 16h.

Na programação estão espetáculos que levam a magia do teatro de animação para a rua e outros espaços alternativos: bonecos de luva, mamulengos, sombras e esculturas-máquinas manipuláveis. Os conteúdos perpassam um surpreendente mundo portátil, histórias de amor, narrativas épicas do Brasil adaptadas a partir de grandes nomes da literatura brasileira e histórias clássicas do folclore nordestino.

> A franquia Halloween: relembre a saga de terror que volta aos cinemas com Halloween Kills

Continua depois da publicidade

Participam desta edição Automákina – Universo Deslizante, do Grupo De Pernas Pro Ar (Canoas/RS); O Marujo e a Tempestade – Bolha Luminosa, da Cia. Teatro Lumbra (Porto Alegre/RS); O Romance do Vaqueiro Benedito, da Mamulengo Presepada (Brasília/DF), acessível em LIBRAS; Vida Seca, da Cia. ETC I TAL (Navegantes/SC); e Berenices, do Morpheus Teatro (São Paulo/SP).

As peças serão exibidas ao público de forma especial, em versões para serem assistidas na tela, incluindo detalhes da encenação, por exemplo.

– O trabalho da curadoria foi intenso e árduo para selecionar espetáculos de rua gravados utilizando essa nova estética, mais próxima do cinema – conta Gustavo Bieberbach, que assina a curadoria ao lado de Sassá Moretti, Zélia Sabino e Ricardo Goulart.

> Brandon Lee foi morto por tiro acidental durante gravações de O Corvo em 1993

O FITA nasceu em 2007, a partir da parceria da professora do Departamento de Artes Cênicas da UFSC Sassá Moretti e da então cenógrafa do DAC/UFSC Zélia Sabino, hoje funcionária aposentada voluntária do departamento. Em 2019 foi realizada a 1ª Mostra de Rua FITA durante o festival.

Continua depois da publicidade

2ª Mostra de Rua FITA

Espetáculos de teatro de rua transmitidos online

Dias 15, 16, 17 e 18 de novembro

No canal do FITA no YouTube

Inscrições para bate-papos e mesa de conversa no site oficial

Leia também:

> Batman: relembre momentos memoráveis dos filmes do Homem-Morcego

> Confira todos os lançamentos de novembro de 2021 na Netflix

> Antes de Batman: cinco filmes para conhecer o ator Robert Pattinson