A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou financiamento para realização da segunda edição da Jornada de Linguagem da Faed/Udesc, que acontecerá de 23 a 25 de maio, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Prolinguagem do Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed/Udesc). O evento é dirigido à formação de professores da educação básica da grande Florianópolis e em sua primeira edição, em 2011, reuniu cerca de 400 participantes em torno da temática sobre o ensino da língua nas escolas.

Continua depois da publicidade

De acordo com a presidente da comissão organizadora do evento, professora Dalva Godoy, a Jornada de Linguagem da Faed busca proporcionar aos professores das escolas catarinenses estudos sistemáticos e reflexões a respeito de concepções, teorias, metodologias e instrumentos de ensino da linguagem oral e escrita nas escolas.

O objetivo do evento é contribuir para a discussão e revisão de pressupostos teórico-metodológicos quanto ao ensino da língua nas escolas, além de fomentar a formação profissional e pessoal do professor que atua no ensino da língua portuguesa, especificamente na educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, da região da grande Florianópolis.

Conforme a professora, a primeira edição da Jornada de Linguagem foi muito bem recebida pelos professores, sobretudo da rede pública de educação, com cerca de 400 participantes inscritos para as atividades desenvolvidas durante os três dias do evento. “Percebemos, pelo público que participou da primeira edição, que há necessidade de formação dos professores nessa área e a demanda foi suficiente para nos levar a reeditar a Jornada de Linguagem da Faed anualmente”, esclarece Dalva Godoy.

Segundo a professora, a aprovação do financiamento pela Capes possibilitará a ampliação do espaço para as atividades da 2ª Jornada de Linguagem. Em 2012 o evento será realizado no auditório das Faculdades Assesc, em Florianópolis, local com capacidade para 500 pessoas, garantindo um espaço mais adequado ao grande número de participantes.

Continua depois da publicidade