O sábado de feriado de Tiradentes e da 27ª edição do Stammtisch foi de muita alegria e confraternização na Rua Xv de Novembro, no centro de Blumenau. De acordo com a organização os 250 grupos e os demais visitantes totalizaram um público presente de cerca de 10 mil pessoas no evento que coloriu uma das principais ruas da cidade.

Continua depois da publicidade

Além do tradicional chope gelado, a gastronomia foi uma das principais marcas desta edição, a cada barraca um sabor diferente, grupos se reunindo e preparando verdadeiras iguarias. Entrevero, churrasco, hambúrguer, carreteiro e comida alemã, dentre muitos outros sabores reunidos, tudo para manter a energia dos participantes.

O supervisor fiscal Sandro Luiz Hessmann, do grupo Aftosa é o responsável por alimentar a turma de 20 pessoas que estão no Stammtisch. Ele conta que há 15 anos participa do evento e pra ele é a maior diversão, além de muito saboroso.

– Para este grupo que está a mais de 20 anos juntos nós fazemos o autêntico x- alemão, que usa os mesmos ingredientes do entrevero, mas sem o pinhão – conta.

Além da alimentação, a sonoridade chama a atenção no Stammtisch. A cada barraca percorrida é possível ouvir a diversidade cultural através de acordes e letras. Pagode, sertanejo, música eletrônica, rock e as músicas alemãs agitam os grupos e quem passa pela rua.

Continua depois da publicidade

Um das novidades deste ano é o espaço destinado para as pessoas que não estão entre os 250 grupos inscritos, como é o caso da professora Franci Brito e do atendente Elielson Chagas, que moram em Blumenau e vieram prestigiar o evento. Eles contam que gostaram muito de ter um espaço para tomar um chope e comer um lanche e que isso é muito bom para atrair outras pessoas para o Stammtisch.

Em muitos grupos era possível ver pessoas jogando cartas, jogos de tabuleiro e dominó, tudo vale na hora de confraternizar, trazendo o passatempo para o Stammtisch, como o Cláudio Benguine, de 61 anos, que participa pela primeira vez do evento, influenciado pelos amigos de carteado.

– A gente sempre joga no clube e pela primeira vez vim aqui e está muito bom, desde cedo montamos a mesa pra começar o jogo de tranca – conta o motorista.

Há quem prefira além de confraternizar produzir cerveja durante o evento e divulgar a produção artesanal da bebida, que é presente em nossa região. O grupo Confraria 2917 chama atenção das pessoas que percorrem as barracas do Stammtisch com a produção da bebida que vai abastecer o grupo no próximo evento.

Continua depois da publicidade

– Estamos produzindo uma cerveja estilo Saison, pois pensamos que seria a melhor opção para o ambiente externo em que estamos fazendo aqui. A nossa ideia é divulgar a cultura cervejeira para a comunidade e mostrar que não é difícil e que com poucos materiais é possível fazer uma cerveja de qualidade – afirma Ivan da Silva, que é sommelier de cerveja e participa com o grupo pela primeira vez do Stammtisch.

Para o presidente da Associação de Grupos e Confrarias de Blumenau, José Augusto Reinert o evento deste sábado foi um sucesso de público e organização. Um exemplo disso foi o local destinado para os turistas e pessoas que não possuem um grupo, que foi uma novidade muito especial nesta edição, mas entende que a grande missão é melhorar a cada ano o evento, priorizando os grupos e o público em geral, trazendo a família blumenauense para o Stammtisch.

Leia mais notícias no Santa