A alegria já toma conta de Jaraguá do Sul. A 26ª Schützenfest começa nesta quinta-feira, com a abertura dos portões às 18 horas. A primeira noite da Festa dos Atiradores conta com a tradicional busca do rei e sangria do barril de chope. Para animar a festa, as bandas Os Montanari e Estrela de Ouro sobem ao palco. A organização espera que 80 mil pessoas visitem o Parque Municipal de Eventos durante os onze dias de festa e que elas prestigiem os desfiles que ocorrem nos dois domingos de comemoração, às 10 horas.

Continua depois da publicidade

Desde sexta-feira, cerca de 200 pessoas se mobilizam para organizar a estrutura da Schützenfest. Segundo o presidente da Fundação Cultural, Sidnei Lopes, foram montados mais de 50 estandes. Destes, 27 são para o tiro, 15 para comida, dez para o artesanato, um para o restaurante e outro para o chope.

– Nosso objetivo é valorizar cada vez mais o tiro, afinal, a Schützenfest é a Festa dos Atiradores. Por isso, aumentamos o número de estandes para o tiro. Lembrando que todos os dias será escolhido o atirador mais preciso, que vai ganhar o título de rei do tiro da noite – destaca Lopes.

Durante a quinta-feira, os ajustes finais na parte de decoração e limpeza serão feitos. Conforme Lopes, a 26ª edição da festa teve cuidados com a decoração – material não inflamável -, acessibilidade e diversidade gastronômica. Tudo para garantir um evento melhor para os visitantes.

Continua depois da publicidade

O primeiro dia de festa será marcado com a cerimônia oficial, que começa às 20 horas, no pavilhão A, com a banda Os Montanari. Já no pavilhão B, terá a premiação oficial das Sociedades de Tiro, a partir das 21 horas. A partir das 22 horas, começa a apresentação da banda Estrela de Ouro.

Segundo Lopes, a meta é repetir o feito da última edição, que bateu recordes em disparos de tiros. Em 2012, foram 37.229 e, no ano passado, foram 121,081 em 11 dias de festa. Sem falar nos dois mil pratos típicos comercializados.

Desfile

O grande dia para as Sociedades de Tiro será no próximo domingo, às 10 horas, com o tradicional desfile da Schützenfest. Pela rua Walter Marquardt, as principais entidades mostram seus trajes e a tradição da cultura germânica na região.

Continua depois da publicidade

Segundo Lopes, é o momento de homenagear aqueles que mantém a tradição no Vale do Itapocu e são os principais voluntários para organização da maior festa da região.

– O primeiro desfile é apenas das Sociedades de Tiro. Já o segundo, que ocorre no domingo do dia 19, é de encerramento em que convidados todas as entidades para participarem – explica.

Confira a programação

Quinta-feira

Entrada Gratuita

Pavilhão A

20 horas – Cerimônia de abertura oficial da festa.

21 horas – Baile com Os Montanari.

Pavilhão B

21 horas – Premiação oficial das sociedades de tiro.

22 horas – Baile com Estrela de Ouro.

Sexta-feira

Entrada gratuita até as 19 horas. Depois deste horário, R$10

Pavilhão A

20 horas – Baile com Rogério Magrão e Banda.

21 horas – Baile com Estrela de Ouro.

Pavilhão B

18 horas – Baile com Irmãos Radol.

20 horas – Apresentação dos Grupos Folclóricos .

20h15 – Baile com Hannover.

23 horas – Apresentação Grupos Folclóricos.

Sábado

Entrada gratuita até as 19 horas. Depois deste horário, R$10

12 horas – Almoço no restaurante típico

13 horas às 17 horas – Tarde das Crianças com parque de diversões gratuitos, distribuição de guloseimas e sorteios de brindes

Continua depois da publicidade

Pavilhão A

14 horas – Baile com Versales

22 horas – Baile com Safira

02 horas – Baile com Vox 3

Pavilhão B

18 horas – Baile com Naipe Brass

20 horas – Apresentação Grupos Folclóricos

20h30 – Baile com Banda Bavária

23 horas – Apresentação dos Grupos Folclóricos

00 horas – Baile com Die Brandrs Und Jeferson