A nova Expoville passa pelo seu primeiro grande teste a partir desta terça-feira. E caberá à 26ª edição da Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados (Exposuper) a responsabilidade de inaugurar as reformadas instalações de parte do complexo.
Continua depois da publicidade
Até a próxima quinta-feira, cerca de 35 mil pessoas devem passar pelo evento, já consolidado como um dos mais importantes da cadeia supermercadista do País. Mais de 200 expositores – entre eles fornecedores internacionais vindos de países como Argentina, Portugal e Espanha – vão apresentar as últimas novidades, tecnologias e tendências do mercado varejista em produtos, equipamentos e serviços.
Outro destaque será a realização, paralelamente à feira, da Convenção Catarinense de Supermercadistas. O evento contará com painéis temáticos e palestras abordando temas relacionados à gestão dos supermercados, como consumo consciente e retenção de talentos.
De acordo com Antonio Carlos Poletini, diretor executivo da Associação Catarinense de Supermercados (Acats) e coordenador-geral da feira, a Exposuper tem três objetivos principais: o primeiro deles é proporcionar a integração e o relacionamento de representantes de todo o setor.
Continua depois da publicidade
O evento também é, tradicionalmente, palco para lançamentos de produtos e serviços. Por fim, para muitas empresas e congressistas, esta é uma oportunidade única de incrementar as vendas.
-A ideia é trazer todo tipo de conhecimento para dentro desse ambiente-, destaca.
Para Poletini, as novas instalações do Complexo Expoville vão fomentar o crescimento da feira.
-Sem dúvida, a reforma agregou muito valor. Antes, tínhamos um espaço precário-, analisa o coordenador do evento.
Há também outros benefícios indiretos com a realização de um evento desse porte. Só a organização da Exposuper envolve pelo menos 2,3 mil profissionais – a grande maioria da mão de obra é local, gerando emprego e renda na região de Joinville. Além disso, a intensa movimentação de congressistas vai beneficiar prestadores de serviços como hotéis, restaurantes, bares e serviços de táxi.
Continua depois da publicidade
Programação diferenciada nesta edição
A exemplo de 2012, a edição deste ano da Exposuper terá uma área exclusivamente voltada à agricultura familiar, numa parceria da Acats com a Secretaria da Agricultura e Pesca e Epagri.
-É um projeto importante, porque dá ao pequeno produtor espaço para que ele apresente seus produtos-, avalia o coordenador do evento, Antonio Poletini.
Outra novidade será um estande coletivo do Sebrae-SC, que vai reunir empresas que integram o Programa Nova Economia SC. Elas vão receber consultoria tecnólogica e terão as atividades acompanhadas e orientadas por profissionais da entidade.
Continua depois da publicidade
A Exposuper terá, pela primeira vez, uma bolsa eletrônica de oportunidades, na qual será possível acessar ofertas especiais de produtos, equipamentos e serviços por meio de terminais.
Ao final do evento, fornecedores e supermercados que mais se destacaram em SC nos últimos 12 meses, segundo pesquisa, serão homenageados.
Autoridades prestigiam 1º dia
O governador Raimundo Colombo está confirmado para a cerimônia de abertura da Exposuper 2013, marcada para as 15 horas no Auditório Principal Orquídea, no Complexo Expoville.
Continua depois da publicidade
O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Fernando Yamada, também estará presente. Na oportunidade, ele e o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Caio Tibério Dornelles da Costa, que representará o ministro Antônio Andrade, assinarão um termo de cooperação técnica que prevê a disseminação de boas práticas agrícolas nas cadeias produtivas de alimentos.