A Serra Catarinense é só alegria. Começou na noite desta sexta-feira, em Lages, a 25ª Festa Nacional do Pinhão, um dos maiores eventos tradicionalistas do Sul do Brasil e que deve movimentar o Estado durante 10 dias. Até 2 de junho, serão nada menos que 250 atrações culturais e musicais para todos os gostos.
Continua depois da publicidade
>>Site especial que traz todas as informações sobre a Festa do Pinhão
A primeira noite foi de entrada gratuita para o público, que conferiu logo de cara três grandes atrações: os shows do cantor Fábio Junior, da banda catarinense Expresso Rural e a 13ª Sapecada da Serra Catarinense, que é a etapa regional da 21ª Sapecada da Canção Nativa, um dos principais festivais do gênero na América Latina.
Após o tradicional culto ecumênico realizado na capelinha do parque, localizada ao lado do Estúdio de Vidro do Grupo RBS, autoridades estaduais e locais fizeram a abertura oficial do evento. A expectativa é de que pelo menos 300 mil pessoas passem pelo parque de exposições durante os 10 dias, consolidando a festa como uma das maiores do Estado.
Continua depois da publicidade
Tudo isso levanta a autoestima da população de Lages e de pessoas que participaram efetivamente da história da festa. É o caso da empresária Rosângela Roman Pereira, de 41 anos. Natural de Lages, ela foi a primeira rainha de uma edição nacional da Festa do Pinhão, em 1990. Rosângela foi escolhida a majestade do evento ao ficar em segundo lugar no concurso Miss Lages, realizado em 10 de março daquele ano.
Ela lembra que, a exemplo da edição que iniciou nesta sexta-feira, a de 1990 começou exatamente no dia 24 de maio, porém, com duração de apenas quatro dias. Rosângela, que não tinha a companhia de princesas, desfilava pela cidade sobre um caminhão ao lado de pessoas tipicamente trajadas que distribuíam pinhão aos moradores.
Reportagens da época enfatizam que, em quatro dias, foram consumidas 40 toneladas de pinhão, com 36 pratos diferentes à base da semente, 950 caixas de refrigerantes e 1,2 mil de cerveja. Tudo isso em 100 barracas montadas dentro do parque.
Continua depois da publicidade
– A comida típica era muito enfatizada, com uma grande variedade à disposição do povo -, diz Rosângela.
A primeira rainha nacional da Festa do Pinhão recorda com saudosismo dos torneios de laço, gineteadas e apresentações tradicionalistas, como a do cantor argentino Dante Ramon Ledesma, que praticamente todos os anos está presente e, nesta 25ª edição, fará um show no último domingo, no Palco Nativista.
– Eu não imaginava que a festa cresceria tanto, e isso me dá muito orgulho, principalmente por saber que contribuí com a história de sucesso do nosso maior evento.
Continua depois da publicidade
A Festa do Pinhão continua neste sábado, e o show principal será o da dupla sertaneja Fernando e Sorocaba. Já no domingo a festa continua com a tarde infantil e as apresentações de Carrossel e Patati Patatá.