O YouTube vai produzir um documentário sobre como pessoas em todo o mundo estão vivendo em 2020: o filme A Vida em Um Dia será produzido por Ridley Scott, dirigido por Kevin Macdonald, e estrelado por você. Isso mesmo – a ideia do YouTube é reunir vídeos enviados por gente de todo o globo, mostrando o que estão fazendo em uma data específica: 25 de julho, próximo sábado. Uma vez selecionadas e editadas, as gravações vão compor “uma cápsula temporal do ano de 2020”, prevista para estrear no Festival de Sundance em 2021.

Continua depois da publicidade

“Em 2020, faz-se história todos os dias”, diz o manifesto oficial publicado pelo YouTube. “Incêndios florestais na Austrália. Conflito civil em Hong Kong. Uma pandemia que tirou vidas preciosas e mudou a nossa forma de viver. Protestos em cada canto das Américas – e em todo o mundo – para reivindicar que as Vidas Negras Importam. Mas, no meio destes eventos extraordinários, a vida continua. Partilhamos momentos, música e refeições. Dançamos. Rimos. Choramos. Amamos. Tememos. Temos esperança. E se capturássemos tudo isso em um único dia?”

O projeto é inspirado no filme Life in a Day, criado em julho de 2010 por Kevin Macdonald e sua equipe a partir de 80 mil pequenos vídeos enviados por pessoas de 189 países – até agora, o maior filme colaborativo já realizado na história.

De acordo com as instruções, os vídeos enviados podem, é claro, dizer respeito a um evento especial (como um casamento, o nascimento de um bebê); mas também podem retratar um dia comum: a rotina de trabalho, o jantar com a família, cenas que mostrem a quarentena e o isolamento social. Os vídeos também podem estar em qualquer idioma. O mais importante, segundo o YouTube, é que as gravações sejam o mais pessoais possível: “Este filme é seu: compartilhe os aspectos que são mais importantes para você.”

As inscrições ficam abertas até o dia 2 de agosto. Autores dos vídeos selecionados serão contatados até o fim do ano. Inscrições podem ser feitas pelo site do projeto; onde também é possível verificar as especificações de gravação.

Continua depois da publicidade

Ridley Scott é especialmente conhecido por filmes como Thelma e Louise, Alien, Perdido em Marte, Cercados e Blade Runner; além do épico Gladiador, que ganhou o Oscar de Melhor Filme. Kevin Macdonald venceu o Oscar de Melhor Documentário com seu primeiro longa, One Day In September; e assinou também, entre outros, O Último Rei da Escócia, que rendeu a Forest Whitaker o Oscar de Melhor Ator.