A Epagri/ Ciram, órgão que monitora o tempo e o clima em Santa Catarina, divulgou nesta quarta-feira um novo relatório sobre a situação dos rios no Estado. Por conta da falta de chuva irregular e abaixo da média em abril, o nível das bacias e complexos hidrológicos estão sendo monitorados diariamente desde o último dia 23. Nesta quarta-feira, conforme o órgão, das 46 estações monitoradas 24 estavam dentro da normalidade e outras 22 estavam em situação de emergência, alerta ou atenção.
Continua depois da publicidade
Os rios cujas estações estão em estado de emergência passam pelas cidades de José Boiteux, São João Batista, Concórdia e Camboriú. Já os que estão em situação de alerta cortam Rio Negrinho, Concórdia, Passos Maia, São Martinho, Braço do Norte e Alfreda Wagner. Conforme o relatório, as estações de Chapadão do Lageado, Salete, Joaçaba, Tangará e Rio Negrinho estão classificados como estado de atenção.
Ainda conforme o órgão estadual, a previsão de chuva era de 100 mm para abril, mas o volume ficou em torno de 75 mm no Extremo Oeste e chega a apenas 10 mm em regiões como o Planalto Norte. O relatório desta quarta-feira aponta 27 das 43 bacias e complexos monitorados pela manhã tinham registrado chuva nas últimas 24 horas, sendo que os maiores volumes ficaram concentrados nas estações de São João Batista e Itapema, com 33.6 mm e 19.4 mm, respectivamente.
É possível acessar, no site da Epagri/ Ciram, a situação das estações no Estado, que estão classificadas por cores no mapa disponível neste link.
Previsão do tempo para os próximos meses
Continua depois da publicidade
Conforme a Epagri/ Ciram, maio deve ser um mês com chuvas regulares, por vezes com acumulados significativos, “deixando a média do mês próxima da média histórica”. Para maio são esperados volumes de 110 milímetros a 200 milímetros do Oeste ao Planalto e de 70 a 130 milímetros nas demais regiões catarinenses.
Apesar disso, a previsão do tempo para o próximo trimestre é de chuva abaixo da média para o período no Estado. Entre junho e julho a média no Oeste e Meio-Oeste deve ficar entre 110 milímetros e 170 milímetros. Julho ainda deve ser menos chuvoso em relação a junho.