Aniversariante, estreante e veterano. A virada do ano em São Francisco do Sul contou com a presença de pessoas de todos os tipos. Entre a Praia da Enseada e o Centro Histórico, 200 mil olhares estavam voltados ao show pirotécnico, de acordo com a Secretaria de Turismo de São Francisco do Sul. Foram dez minutos de cores e sons que coloriram a retina e invadiram os ouvidos de quem assistia ao espetáculo de final de ano à beira mar. A estrutura da virada entre 2013 e 2014 se manteve, com shows que divertiram o público a partir das 22 horas. O diferencial ficou pelos dois minutos a mais de fogos na chegada de 2015.

Continua depois da publicidade

>>Leia as últimas notícias de Joinville e região no AN.com.br

Pela primeira vez, o empresário Edson Luiz Kuiauski comemorou o seu aniversário na companhia dos amigos. Para ele, fazer festa de aniversário no dia 31 de dezembro não era motivo de felicidade.

– É sempre triste porque ninguém vai – lamentou Edson, que sempre se depara com a solidão dos amigos que veraneiam em outras praias.

Continua depois da publicidade

Mas 2015 foi recebido com um astral diferente, amigos de Rio Negro, no Paraná, viajaram para prestigiar o churrasco da família de Mafra, em homenagem ao aniversariante. Às 23h45 do dia 31 de dezembro de 1973, o empresário nasceu. Para quarenta e um anos depois, comemorar a vida ao lado não somente da esposa Claudiane Kuiauski , de 39 anos, e do filho Pedro, de dez anos. Há quase duas décadas eles alugam a mesma residência em frente ao mar. Mas para a família, 2015 começa especial, com a história sendo escrita de forma diferente.

Enquanto do alto do terraço, a família Kuiauski cantava parabéns, a técnica de enfermagem Daniela Langer, de 23 anos, recebia a avó Leonir Lange, que curtia como nunca o foguetório. A vovó de 84 anos, por um bom tempo, apenas assistia a chegada de novos anos através da televisão. Diferentemente de sua irmã Yolanda, dois anos mais jovem, que sempre viajou com os filhos para Balneário Camboriú ou Guaratuba. As duas dormiram juntas à beira mar, no trailer comprado recentemente por Daniela.

A técnica de enfermagem e o esposo, Rodrigo de Deus Bueno, de 31 anos, resolveram investir na casa móvel, com geladeira, micro-ondas, TV portátil, armários e três camas, para poder passar temporadas nas praias que desejassem. Parar o veículo em um lugar seguro foi, para eles, muito mais simples do que alugar uma casa. Bastou que chegassem uma semana antes para ter a garantia de um lugar ao sol e dos fogos da virada. Essa é a primeira vez de muitas em que Leonir e Rodrigo usam o trailer exclusivamente para temporada de final de ano.

Continua depois da publicidade

Uma década vendo os fogos no mesmo lugar

Trabalhar é receber o que os novos anos têm de melhor: lucro. Pelo menos para o vendedor de churros André Luiz Chuffo, de 36 anos. Há uma década ele assiste aos fogos em fugas rápidas da barraca em que ganha seu sustento, a “André só festas”. O forte do comerciante é o doce, mas ele também comercializa milho e outras iguarias. No último dia de 2014 Chuffo chegou a vender 400 churros, a R$ 4,00 cada. Em um dia “normal” ele faturaria, mil reais a menos.

A chegada de 2015 foi muito melhor do que ele poderia imaginar. A chuva embaçou a lembrança e o comércio do ano anterior. Menos pessoas estavam nas ruas. Com a lua mais saliente entre as nuvens e sem um pingo de chuva, o trabalho recompensou e fez o ano novo começar com o pé direito. André está com animo redobrado para tocar o negócio até dois de janeiro, sem parar.

#brilho

A foto de capa do Facebook não poderia faltar na recepção de 2015. Exatamente por isso um grupo de amigas resolveu pular antes das ondas. O quarteto queria ser parado no tempo com os pés no ar. Os pulos foram ensaiados mais de dez vezes, até que atingissem o sincronismo. A advogada Karine Ribeiro, de 22 anos, a empresária Franciele Bassani, de 25, a técnica em ótica Andreza Giumbelli, de 25, e a contadora Jeniffer Panigalli, de 25, não se conheceram pelo trabalho ou pelo estudo. Foi através dos namorados que elas se uniram para saltar de 2014 para 2015.

Continua depois da publicidade

Se elas não compartilham das mesmas escolhas profissionais, o mesmo não pode ser dito da maquiagem. As meninas tinham em comum a purpurina dourado aplicada nas pálpebras, iluminando os olhos. A sombra brilhante foi emprestada por Jeniffer. Para elas, a hashtag que deve acompanhar a postagem da foto nas redes sociais e as aventuras de 2015 é #brilho. Não poderia ser diferente.

>> Veja as fotos do Ano Novo pelo mundo