O que faz um filme ser bom? Aspectos técnicos, como o roteiro, a direção ou a fotografia? Ou é sucesso entre o público? A reposta: pode ser tudo isso. No ranking dos 100 melhores filmes de todos os tempos, você encontrará produções que foram sucesso de público e que também impressionaram a crítica especializada.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

A lista foi feita com base nos dados do site Rotten Tomatoes, que considera interesse e nota do público. Assim, confira o ranking abaixo, faça a pipoca e prepare-se para sua próxima sessão!

Veja quais são os melhores filmes de todos os tempos

Continua depois da publicidade

1 – Pantera Negra (2018)

Wakanda forever! Pantera Negra é o primeiro filme protagonizado por um herói negro feito pela Marvel Studios e virou referência em representatividade.

O longa já é considerado um marco na história da Marvel e continua em alta depois de dois anos de seu lançamento.

O ator Chadwick Boseman, que interpreta o herói protagonista, faleceu em agosto, vítima de câncer.

Onde assistir: Disney Plus. Nota: 96%, de 512 avaliações.

2 – Vingadores: Ultimato (2019)

Dobradinha da Marvel! O filme que fecha a Fase 3 da franquia de heróis segue em alta entre os cinéfilos. Continuação de Vingadores: Guerra Infinita, Ultimato mostra a batalha épica dos heróis contra o vilão Thanos. Prepare o lenço!

Continua depois da publicidade

Onde assistir: Disney Plus. Nota: 96%, de 528 avaliações.

3 – Nós (2019)

Vem do diretor Jordan Peele (de Corra!) o terceiro filme mais bem avaliado pelo público. Nós conta a história de uma família que viaja ao litoral de férias.

O lugar, porém, traz lembranças traumáticas para a mãe, Adelaide (Lupita Nyong’o): quando ela era pequena, viu uma menina exatamente igual a ela.

O que parecia apenas imaginação fértil prova-se verdade. Não só o clone de Adelaide aparece na casa, mas também de seu marido e de seus dois filhos.

Continua depois da publicidade

As versões obscuras dos personagens são meios de criticar a exclusão social.

Onde assistir: YouTube. Nota: 93%, de 535 avaliações.

4 – Toy Story 4 (2019)

Ao infinito e além! O bordão de Buzz Lightyear vem a calhar: a franquia de Toy Story, a primeira animação em longa-metragem da Pixar, lançada em 1995, segue em alta, mais de 20 anos depois.

No quarto filme, os brinquedos já estão longe de Andy, seu dono original. Eles embarcam em uma jornada ao lado de sua nova criança, Bonnie, e reencontram a boneca Betty.

Onde assistir: Disney Plus. Nota: 97%, de 444 avaliações.

5 – Lady Bird – A Hora de Voar (2017)

Indicado a cinco Oscar, incluindo o de melhor filme e o de melhor direção, o filme de Greta Gerwig marcou uma geração de jovens feministas.

Continua depois da publicidade

Na trama, Lady Bird (Saoirse Ronan) é uma adolescente de 17 anos que tenta se reafirmar na sociedade – e escapar dos padrões impostos a jovens de sua idade.

Onde assistir: YouTube. Nota: 99%, de 393 avaliações.

6 – Missão Impossível 6: Efeito Fallout (2018)

Desde 1996, Tom Cruise interpreta o agente secreto Ethan Hunt. O filme mais recente da franquia, Fallout, continua em alta entre o público. Hunt precisa lidar com Solomon Lane, ex-membro do Sindicato, uma organização criminosa que foi desfeita anos antes. Para isso, ele conta com a ajuda do misterioso August Walker (Henry Cavill), agente enviado pela CIA.

Onde assistir: YouTube. Nota: 97%, de 430 avaliações.

7 – Cidadão Kane (1941)

Está aí a prova de que Cidadão Kane é, de fato, um dos filmes que marcaram a história do cinema: ele aparece até em um ranking formado pelo interesse do público, que geralmente escolhe longas recentes e populares. Dirigido e roteirizado por Orson Welles (que levou o Oscar de melhor roteiro), o filme acompanha o mistério da declaração do magnata Charles Foster Kane: “rosebud”.

Continua depois da publicidade

Onde assistir: YouTube. Nota: 100%, de 93 avaliações.

8 – O Mágico de Oz (1939)

Um dos musicais mais clássicos de todos os tempos, O Mágico de Oz trouxe Judy Garland no papel de Dorothy, uma menina que é levada a um mundo mágico ao ser carregada por um furacão. Lá, ela tem a ajuda de Glinda, a bruxa boa, do Homem de Lata, do Leão e do Espantalho para escapar da Bruxa Má do Oeste.

A música original “Over the Rainbow” venceu o Oscar e tornou-se uma das canções mais conhecidas do cinema. Dirigido por Victor Fleming, o filme também levou a estatueta de melhor trilha sonora.

Onde assistir: YouTube. Nota: 98%, de 120 avaliações.

9 – O Irlandês (2019)

Filme original da Netflix, O Irlandês marcou a volta do diretor Martin Scorsese às histórias sobre máfia – o cineasta não dirigia longas assim desde Cassino (1995) e Os Bons Companheiros (1990). O elenco também é emblemático e traz os atores Robert De Niro, Joe Pesci e Al Pacino, atores que também marcaram o gênero. Com quase 3h30 de duração, O Irlandês foi indicado a dez Oscar.

Continua depois da publicidade

Onde assistir: Netflix. Nota: 96%, de 440 avaliações.

10 – Infiltrado na Klan (2018)

Conhecido pelo seu bom cinema que contesta o racismo, Spike Lee apresenta a história de Ron, um policial negro que consegue se infiltrar em uma organização contemporânea da Ku Klux Klan, na Califórnia. Para isso, ele conta com a ajuda do detetive judeu Flip.

Onde assistir: Prime Video. Nota: 96%, de 437 avaliações.

11 – Corra! (2017)

Mais um do Jordan Peele – e, agora, o filme que o lançou na carreira de diretor. Em Corra!, Chris, um jovem negro, vai conhecer a família da namorada branca, Rose. Eles vão passar o fim de semana na casa de campo dos pais da jovem, que, a princípio, parecem simpáticos, mas que em breve se revelam estranhos e racistas.

Com forte crítica ao racismo, Corra! levou o Oscar de melhor roteiro original, escrito por Peele.

Onde assistir: YouTube. Nota: 98%, de 388 avaliações.

12 – Casablanca (1942)

Mais um clássico que quebra um ranking bem moderno! Vencedor de três Oscar (melhor filme, direção e roteiro), o filme se passa em Casablanca, no Marrocos, durante a Segunda Guerra Mundial. O americano Rick comanda a casa noturna de maior sucesso na cidade. Em uma noite, ele se vê diante de um grande dilema: ajudar, ou não, sua ex-amante e o atual marido dela a fugirem do Marrocos.

Continua depois da publicidade

Onde assistir: YouTube. Nota: 99%, de 93 avaliações.

13 – Mad Max: Estrada da Fúria (2015)

Em 2015, Mad Max chegou para mostrar que um filme blockbuster, com um cuidado extremo com o visual, com o roteiro e com o som, pode ficar entre os melhores.

E assim foi: Mad Max levou seis Oscar (entre eles, o de melhor edição e o de melhor mixagem de som) e foi indicado a mais quatro categorias, incluindo a de melhor filme. Em um ritmo alucinante, o filme se passa em um futuro pós-apocalíptico, no qual Furiosa (Charlize Theron), com a ajuda de Max (Tom Hardy), se rebela contra um ditador tirano.

O longa fez tanto sucesso por sua personagem feminista que Furiosa vai ganhar um filme próprio.

Onde assistir: YouTube. Nota: 97%, de 422 avaliações.

14 – Homem-Aranha no Aranhaverso (2018)

Certamente uma das animações mais interessantes do ano, Homem-Aranha no Aranhaverso foi agraciado com o Oscar de melhor animação. O filme une diversas histórias de diferentes quadrinhos do herói. O Homem-Aranha principal é Miles, um jovem negro. Ele encontra outros cinco homens-aranhas (entre eles, Peter Parker, o mais conhecido dos cinéfilos), vindos de outras dimensões.

Continua depois da publicidade

Onde assistir: YouTube. Nota: 97%, de 384 avaliações.

15 – Moonlight: Sob a Luz do Luar (2016)

Barry Jenkins dirige um dos filmes mais sensíveis sobre racismo, homofobia e exclusão social. Moonlight retrata três fases da vida de Chiron: sua infância, sua adolescência e sua vida adulta. O personagem é negro, sofre em se aceitar como gay e vive à margem da sociedade – ele precisa lidar, desde pequeno, com traficantes de drogas e com uma família desestabilizada.

Moonlight levou o Oscar de melhor filme, depois de um anúncio que, erroneamente, havia consagrado La La Land – Cantando as Estações.

Onde assistir: Netflix. Nota: 98%, de 385 avaliações.

16 – Mulher-Maravilha (2017)

Não é o melhor filme de super-heróis de todos os tempos – tanto que alguns longas da Marvel estão no topo desse ranking. Mas, certamente, Mulher-Maravilha já marcou época assim que foi lançado: foi o primeiro longa-metragem de super-heróis dirigido por uma mulher (Patty Jenkins) e protagonizado por uma mulher (Gal Gadot).

Continua depois da publicidade

E é o filme da DC (responsável também por heróis como Batman e Superman) melhor avaliado.

Onde assistir: Netflix. Nota: 93%, de 460 avaliações.

17 – Nasce Uma Estrela (2018)

Refilmar um clássico nunca é fácil. Ainda mais quando o filme já teve mais de uma versão bem sucedida. É o caso de Nasce uma Estrela, que já tinha sido protagonizado, por exemplo, por Barbra Streisand e por Judy Garland. Bradley Cooper encarou esse baita desafio em sua primeira empreitada na direção, enquanto Lady Gaga assumiu o papel principal.

Deu certo: o filme fez um sucesso estrondoso, levou o Oscar de melhor canção original por “Shallow” e ainda foi indicado a outras categorias, como a de melhor filme, melhor atriz e melhor ator.

Onde assistir: YouTube. Nota: 90%, de 519 avaliações.

18 – Roma (2018)

Alfonso Cuarón mostrou um retrato sensível e artístico de uma família de classe média na Cidade do México, nos anos 1970. Inteiro em preto e branco, Roma retrata uma situação ainda muito presente em países da América Latina: uma família de classe média e sua empregada doméstica, que, além de lidar com os dramas dos patrões, precisa encarar sua própria realidade, muito mais desfavorecida.

Continua depois da publicidade

O filme levou os Oscar de melhor filme em língua estrangeira, melhor direção e melhor fotografia.

Onde assistir: Netflix. Nota: 96%, de 388 avaliações.

19 – Dunkirk (2017)

Christopher Nolan apresenta um filme de guerra em que o tempo é um dos protagonistas. O longa retrata três núcleos em três tempos diferentes: uma semana em que os soldados britânicos ficaram encurralados na praia em Dunkirk; um dia no qual os civis tentavam resgatá-los com seus próprios barcos; e uma hora em que pilotos tentam abater aviões alemães para auxiliar no resgate.

Onde assistir: Netflix. Nota: 93%, de 454 avaliações.

20 – Divertidamente (2015)

É uma animação diferente de todas as outras já feitas pela Pixar. A prova disso é que ela foi aplaudida em pé, por mais de dez minutos, no Festival de Cannes.

Os personagens são as emoções que controlam a jovem Riley: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo. De uma forma divertida, mas muito eficiente, a animação consegue transformar a complexa psique humana em ambientes divertidos, como uma sala de controle, uma estação de trem e uma biblioteca que armazena memórias.

Continua depois da publicidade

Onde assistir: Disney Plus. Nota: 98%, de 371 avaliações.

Leia também

Como está elenco de Harry Potter, 20 anos após o lançamento do primeiro filme

5 filmes do cinema brasileiro aos quais você precisa assistir