Era uma noite chuvosa quando o avião bimotor que trazia o então presidente do Grupo Busscar, Harold Nielson, de volta para casa, não conseguiu pousar no aeroporto de Joinville e bateu contra o Morro do Caju, entre as cidades de Garuva, São Francisco do Sul e Joinville. O acidente ocorreu há exatamente 20 anos, em 30 de outubro de 1998.
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Para quem estava naquele dia às margens da Baía da Babitonga, as imagens estão preservadas na memória com riqueza de detalhes. Edegar Monteiro de Magalhães é um deles. Aos 79 anos, Nito, como é conhecido, recorda com precisão o que ocorreu pouco antes das nove da noite, no momento do choque do avião contra o morro à frente do restaurante dele, o Nito’s Bar, que estava cheio de clientes, tal qual descrevem as páginas dos jornais preservados no Arquivo Histórico de Joinville.
— Tinha um chuvisco na hora e avistamos o avião voando bem baixinho. Ele levantou por cima da mata, forçando o motor, quase passou, mas chegou ali (no morro, cerca de 100 metros acima do nível do solo) e bateu. Deu aquele “clarão” e acabou — afirma.
Na sequência, quem estava na petiscaria de Nito tentou ajudar como pôde. Nito lembra que foi seu genro Mauro Araújo, na época com 30 anos, que ligou para o aeroporto e perguntou o que podia ter acontecido. Como resposta do comando do terminal, ouviu que eles “estavam se comunicando com o piloto do avião da Nielson, mas a conexão saiu fora do ar e perderam contato com a aeronave”. Não restavam dúvidas, era o mesmo avião.
De acordo com reportagem do “AN” nos dias que sucederam a queda, a comunicação final relembrada por Edegar trazia a última mensagem do piloto captada pela sala de rádio do aeroporto de Joinville. Emitida às 20h34min, dizia:
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— Estou a 3 mil pés, iniciando o procedimento de pouso.
O avião teria tentando então arremeter, sem sucesso. Cerca de 20 minutos depois do contato dos moradores da Vigorelli com os controladores de voo, dezenas de repórteres, policiais, representantes da Infraero e bombeiros voluntários chegavam ao local para o resgate na montanha.
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