Um total de 19 de 23 praias de seis municípios litorâneos do Norte de Santa Catarina estão em situação própria para o banho de mar, conforme o relatório de balneabilidade do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina. Dentre elas está a Praia de Vigorelli, em Joinville, que por muitos anos era considerada imprópria para uso. A constatação faz parte da mais recente amostra feita pelo órgão estadual, divulgado nesta sexta-feira (21), considerando 172 pontos próprios e 47 impróprios para o banho de mar no Estado (confira a lista).

Continua depois da publicidade

Na região, além de Joinville foram vistoriadas as condições de balneabilidade de praias de Balneário Barra do Sul (3), Barra Velha (4), Itapoá (4), Balneário Piçarras (2) e São Francisco do Sul (9). Quatro delas são consideradas impróprias: uma em Barra do Sul, duas em Barra Velha e outra em São Francisco do Sul.

De acordo com o IMA, um ponto de banho de mar é considerado impróprio quando em mais de 20% de um conjunto de amostras de água coletadas nas cinco semanas anteriores a coleta, no mesmo ponto, houver mais de 800 Escherichia coli (bactéria intestinal) por 100 mililitros, ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2.000 E. coli a cada 100 mililitros.