O assassinato de um comerciante atrás do balcão de seu mercadinho, no bairro Fátima, no mês passado, tornou-se um símbolo na reivindicação por mais segurança na zona Sul de Joinville. Com a missão de atender a este clamor é que o tenente-coronel Sandro Maurício Zacchi, de 49 anos, assume nesta sexta o comando do 17° Batalhão de Polícia Militar de Joinville, responsável pelo policiamento de 18 bairros das zonas Sul e Oeste da cidade.

Continua depois da publicidade

A passagem de comando acontece às 11 horas na sede do batalhão, inaugurada em março do ano passado, na rua Arlindo Pereira de Macedo, 439, no Itaum. Zacchi será o segundo comandante do batalhão e assume o posto no lugar do tenente-coronel Adilson Michelli, no cargo desde 2007 e que agora passa a desempenhar a função administrativa de chefe do Estado-maior na 5ª Região da Polícia Militar, no Centro, responsável por 16 municípios do Norte.

Zacchi diz que a principal meta é intensificar o policiamento nas ruas e estar mais perto da comunidade.

– É nas regiões mais periféricas e carentes que a população mais precisa da Polícia Militar. É com um trabalho intenso nas ruas que queremos atuar -, afirma.

Continua depois da publicidade

Com passagens e postos operacionais e de comando em várias cidades do Planalto Norte, Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Joinville, onde já esteve por dois anos, o novo comandante ocupava ultimamente e a subdiretoria de apoio logístico e financeiro da Polícia Militar no Estado. Em 2011, ficou conhecido por denunciar irregularidades (médicos que cobravam consultas que deveriam ser gratuitas) no Hospital da Polícia Militar, em Florianópolis, o que ajudou a mudar a estrutura.

Exemplo que fica

Michelli aponta que os principais desejos ao deixar o comando é o de ver a quarta base policial do batalhão instalada no Paranaguamirim, o combate por meio de operações e rondas aos crimes contra a vida, que ainda marcam a zona Sul, além do envolvimento maior da comunidade e PM por meio dos conselhos comunitários de segurança (Consegs).

– Nos seis anos de comando, vi o pelotão de cavalaria se transformar em batalhão. Construímos a nova sede. Temos base no Adhemar Garcia e no Nova Brasília. A missão que passo ao tenente-coronel Zacchi é de dar continuidade a este crescimento. Na 5° Região, seremos parceiros na busca de avanços -, afirma Michelli.

Continua depois da publicidade