Ainda será noite quando os primeiros atletas integrantes das 400 equipes que participam do 17° Revezamento Volta à Ilha ASICS iniciarem a conquista dos 140 km de percurso em torno da Ilha de Santa Catarina. Com largada definida a partir das 4h15min do dia 14 de abril, a competição esse ano apresenta novidades no percurso, dividido em 19 seções e até com uma travessia de barco.

Continua depois da publicidade

Ao todo, serão 3.700 corredores que, além de competir, irão desbravar os limites de algumas das mais belas paisagens de Florianópolis, como Praia Brava, Jurerê Internacional, Santinho, Joaquina e Campeche. Criada em 1996, o Revezamento Volta à Ilha ASICS é a primeira corrida por equipes de longo percurso do Brasil.

– A essência do evento é a interação entre os grupos de competidores durante todo o dia. São momentos muito intensos em um curto espaço de tempo, e tudo associado à beleza da capital catarinense – afirma Carlos Duarte, idealizador da prova e diretor-presidente da Eco Floripa Eventos Esportivos.

Após 17 anos, a competição se consolidou no calendário nacional.

Continua depois da publicidade

– Hoje, a corrida é uma das mais procuradas no país. Como temos número limitado de participantes, precisamos fazer sorteio de parte das vagas. Outra parte das vagas são reservadas àqueles que participaram seis anos ou mais, ou venceram provas da Eco Floripa no ano anterior – conta Duarte.

Realizada anualmente, a corrida teve historicamente seu percurso variado entre 155 km e 150 km para completar o contorno da Ilha de Santa Catarina. Este ano, embora com 10 quilômetros a menos, o revezamento ganhou em dificuldade e emoção em alguns trechos.

Além do tradicional Morro do Sertão, onde a estrada é de chão batido e o desafio tem 250 metros de altitude com subida e decida íngremes, esta edição tem como novidade a travessia de barco entre o Sambaqui e a praia da Daniela, que ocorrerá dentro da seção 4 sem cronometragem de tempo.

Continua depois da publicidade

Também há dois novos trechos de trilha que exigirão bastante dos competidores: no final da seção 7 (com uma subida de 180 metros de altitude em trilha) e outro no início da seção 8.