Joinville se transformará em uma capital empresarial de Santa Catarina de terça a quinta-feira, quando a expectativa é reunir pelo menos 6 mil pessoas, entre supervisores, gerentes, diretores, presidentes e CEOs de empresas catarinenses na 16ª Expogestão. O evento é considerado um dos mais importantes encontros corporativos do país e serve para aprendizado, atualização profissional e geração de negócios capazes de movimentar a economia. O Congresso Nacional de Atualização em Gestão terá 14 palestras, cinco delas internacionais.

Continua depois da publicidade

Rodadas de negociação, encontro de startups, feira de negócios e relacionamentos e 55 workshops sobre diversos temas também estão programados. A gama de oportunidades reflete o tamanho da Expogestão, que terá a participação de representantes de mais de 100 cidades, sendo 98% do público de catarinenses – 40% deles de outros municípios além de Joinville.

O histórico do evento mostra que 80% dos envolvidos ocupam cargos de liderança, o que torna a Expogestão um ambiente oportuno para troca de experiências, para firmar parcerias e iniciar contatos visando a futuras transações.

— Nosso congressista tem o perfil daquele que toma as decisões da empresa. Então, muitos aproveitam para fechar agendas paralelas. Isso representa capilaridade, e o evento estabelece essa ponte da pessoa interessada com o ofertante. Isso ocorre nos workshops, por exemplo, sem nenhum atravessador. É comum a empresa que apresentou uma solução, nos meses seguintes, ter reuniões para fazer negócios – afirma Alonso Torres, presidente da Ópera Eventos, a realizadora da Expogestão.

Novas conexões e oportunidades

Na avaliação de Luciano Coradi, diretor Comercial do Centro de Convenções e Exposições Expoville – o palco da Expogestão desde 2014 –, um evento desse porte pode representar milhões de reais em negócios efetivados.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, as 170 atividades realizadas no complexo no ano passado renderam cerca de R$ 1 bilhão em geração de negócios. A estimativa da Expoville, feita a partir de pesquisa e de promotores de eventos, é que deste montante, entre 8% e 10% tenha alguma relação com a Expogestão. Ela é considerada um dos quatro maiores encontros que ocorrem no local.

De acordo com a organização do congresso empresarial, houve negócios durante outras edições, no entanto, é difícil estabelecer valores gerados a partir dessas negociações ou das que se iniciaram a partir de conversas em palestras e na feira. Isso porque, diferente de exposições de máquinas, equipamentos e varejo, por exemplo, as possibilidades de negociação na Expogestão são intangíveis.

— É algo que nunca foi computado pela Expogestão, mas a gente sabe que as conexões existem e que se multiplicam — frisa.

Fomento a setores hoteleiro, de gastronomia e eventos

Além de movimentar o mercado, incentivar o turismo local e possibilitar renda, o congresso é tido como um influenciador para a vinda de outros eventos corporativos a Joinville.

Continua depois da publicidade

— Como a Expogestão é consagrada, quando disputamos algum evento itinerante com outras regiões, procuramos trazer a visita técnica nos dias em que ocorre. Serve para mostrar o potencial do espaço (da Expoville) e o grande evento com público qualificado da Expogestão. Inclusive um dos congressos nacionais que ocorrerá neste ano no centro de convenções visitou a Expogestão em 2016 — exemplifica Luciano Coradi.

Nos setores de gastronomia e hotelaria, os três dias de Expogestão representam faturamento acima do registrado nas semanas anteriores. Conforme o Joinville e Região Convention Bureau, em um evento comum, a média de gastos por congressista é de R$ 350 por dia de evento no Estado. Em conta simples, os cerca de 2,4 mil participantes que vêm de fora para a 16ª Expogestão poderão representar pelo menos R$ 2,5 milhões na economia de Joinville ao longo dos três dias.

Porém, pelo perfil do público que participa do congresso os organizadores avaliam que a tendência de gasto é maior, mas não é possível estipular valores. Isso se deve ao fato de que muitos deles possuem poder aquisitivo mais elevado, promovem almoços e jantares, fazem passeios de barco e acabam pagando um pouco mais em hospedagem.

Presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville, que reúne 53 hotéis, 2.723 unidades habitacionais e 1.640 bares e restaurantes associados, Raulino Schmitz confirma que um evento desse porte eleva o faturamento. Segundo ele, a cidade possui 6,5 mil leitos e nesta época aumenta a procura por hospedagem. Reservas são feitas até dois meses antes. Na rede hoteleira, a expectativa é de bons resultados na próxima semana.

Continua depois da publicidade

— Passamos por um período de baixa ocupação, variando em 45%. Durante um evento como esse a taxa é ampliada para 70% a 80% nos hotéis. No caso da Expogestão é importante também devido à vinda de muita gente de fora, que acaba divulgando a cidade para outros municípios. Isso reverte em novos clientes, que alimentam a nossa cadeia gastronômica e de acomodação — pontua Schmitz.

Outro número de destaque é a geração de emprego e renda. São cerca de 220 pessoas trabalhando de forma direta na organização e, depois, nos dias de evento, em áreas como montagem, vigilância, limpeza, recepção, apoio e tecnologia. Um número ainda maior envolve a própria estrutura do Complexo Expoville.

Serviço:

O quê: Expogestão 2018

Quando: 8 a 10 de maio

Onde: Expoville, Rua XV de Novembro, 4315, Glória, Joinville

* As inscrições para os eventos paralelos da Expogestão devem ser feitas no site do evento (aqui)

Leia mais notícias de Joinville e região