O ato de posse e a primeira Reunião de Colegiado dos novos secretários municipais de Joinville ocorreu na manhã desta segunda-feira (4). O evento foi realizado na Escola Municipal Nelson de Miranda Coutinho, no bairro Jarivatuba, na zona Sul de Joinville. Segundo a Prefeitura, esta foi uma forma de reforçar o compromisso de governar para toda a cidade, além de reconhecer e valorizar a educação como ferramenta de transformação da sociedade.
Continua depois da publicidade
Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
O Ato de Posse foi conduzido pelo prefeito Adriano Silva e pela vice-prefeita Rejane Gambin. Cada empossado recebeu um botton com o Brasão de Joinville e um projeto de trabalho, contendo a íntegra do plano de governo e as ações estratégicas de cada segmento.
— Estou muito orgulhoso do time que formamos, por meio do processo seletivo. Desejo proatividade, protagonismo e vontade de trazer ideias e sugestões para o bem de Joinville — destacou o prefeito Adriano.
Continua depois da publicidade
Aos secretários, o prefeito destacou que o papel de liderança é vivenciado em tempo integral e que todos devem servir de exemplo para a cidade. A vice-prefeita Rejane Gambin apresentou os compromissos da gestão municipal com a humanização das relações e com a valorização do cuidado com a cidade.
Principais compromissos
O primeiro compromisso reforçado com os secretários foi com a criação de um grupo de trabalho para o embelezamento da cidade, ação prioritária para o início da gestão.
— Queremos uma cidade para as pessoas, com diferentes formas de usufruir os espaços e formas de melhorar o acolhimento — explicou o prefeito.
Confira os outros compromissos apresentados pela prefeitura na posse dos secretários:
Desburocratizar para aproximar a Prefeitura do cidadão, descentralizar para incentivar o empreendedorismo e investir em tecnologia devem estar entre os pontos principais para simplificar Joinville.
Continua depois da publicidade
Na gestão de pessoas, a tônica será valorizar servidores que se diferenciam por mérito e qualificação, tendo como base uma gestão humanizada.
Na saúde, a meta será ampliar o atendimento por meio de parcerias com a iniciativa privada, em projetos de médio e longo prazo.
Estimular atividades de contraturno, ampliar as vagas na Educação Infantil, fortalecer as Séries Iniciais e integrar a escola com a comunidade serão desafios para a educação.
Eficiência por meio da integração de modais, uso de micromobilidade e a continuidade de grandes obras para resolver gargalos estão nos itens da infraestrutura e mobilidade.
Continua depois da publicidade
Para o turismo, a ideia é fortalecer o turismo rural, econômico e cultural, além de investir em novos projetos para fortalecer o segmento.
O esporte deverá capacitar e promover as atividades esportivas na Rede Municipal de Ensino e estimular a prática de exercícios físicos, como forma de cuidar da saúde.
A atuação da assistência social, além de acompanhar e apoiar famílias em situação de vulnerabilidade, deverá estimular o desenvolvimento do indivíduo e o protagonismo das entidades sociais.
Na área de segurança pública, o uso da tecnologia e da inteligência embasará a atuação das forças de segurança da cidade.
Continua depois da publicidade
Para o meio ambiente, a ideia é revisar as leis que cabem ao município, a fim de simplificar o processo de licenciamento, ampliando uso da tecnologia.
O produtor rural deve ganhar apoio, capacitação e valorização, para abrir espaços para o empreendedorismo, com as feiras rurais nos bairros.
Em relação à água e ao saneamento, devem ser criadas condições para a ampliação da cobertura de saneamento na cidade.
Joinville começa o ano com três bairros acima de 100 casos ativos de coronavírus