Está praticamente tudo pronto para a realização da esperada 15ª Fenaostra em Florianópolis. O lançamento do evento ocorreu nesta manhã no Museu Estado de Santa Catarina, no Centro. A expectativa da organização é receber mais de 35 mil pessoas e comercializar 36 mil dúzias de ostras, entre os dias 8 e 12 de outubro.

Continua depois da publicidade

O lançamento da festa foi marcado com a com a escolha da corte da festa. Violeta Bela foi eleita a rainha, seguida de Juliana Caroline como 1ª princesa e Taiza Wilwert como 2ª princesa. Foram ao todo, 19 candidatas da Grande Florianópolis. Segundo o prefeito César Souza Jr, a corte tem o papel de representar a beleza da mulher catarinense.

O prefeito destacou ainda a importância da Fenaostra. De acordo com ele, a festa tem o papel de resgate histórico e cultural e visa chamar a atenção não só dos turistas para a riqueza da região, como do próprio morador. Na intenção de preservação e orgulho do seu Estado.

Imagem: Betina Humeres/ Agência RBS

Continua depois da publicidade

Leia também:

.: 15ª Fenaostra de Florianópolis abre espaço para artesãos

.: Prazo de inscrição para artesãos encerra sexta-feira

.: Confira todas as notícias da Grande Florianópolis

A secretária municipal de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, destacou que a Fenaostra fará a abertura do calendário de festas de outubro em Santa Catarina. Além da gastronomia, esta edição contará ainda com jardim da cachaça, oficinas experimentais para crianças, brincadeiras típicas, espaço de leitura e contação de histórias. Além de espaço para discussão técnica sobre maricultura, como quem pode ser maricultor e o que precisa para tocar essa atividade.

Imagem: Betina Humeres/ Agência RBS

Se Maria Cláudia destacou as atrações da festa, diretor de Pesca da Secretaria Municipal de Pesca e Maricultura, Henrique da Silva, tentou afastar a má impressão colocada sobre a atividade após os embargos das últimas semanas. Segundo ele, todos os produtos comercializados no evento estão liberados e que não há motivo para preocupações. Henrique explicou ainda que sempre houve risco de contaminações nos moluscos e por isso há um controle semanal para evitar os riscos.

Imagem: Betina Humeres/ Agência RBS

O evento é aberto ao público e para todas as idades. Com destaque para a gastronomia típica da Grande Florianópolis.

Continua depois da publicidade