Cinco meses, ou exatos 150 dias, contados a partir de hoje. Esse é o prazo para a construtora JK Engenharia concluir a obra na ala sul do Mercado Público de Florianópolis. Caso todo o período seja utilizado, o prédio histórico será entregue com 11 meses de atraso em relação ao cronograma inicial divulgado pela prefeitura. Para ajudar os leitores a acompanhar o novo tempo limite da reforma de um dos principais pontos turísticos da Capital, o Diário Catarinense lança hoje um relógio digital que mostrará os dias restantes para a obra ser concluída.
Continua depois da publicidade
No final de dezembro, a prefeitura publicou o quarto aditivo ao contrato de reforma do complexo. As constantes mudanças preocupam os proprietários dos boxes da estrutura.
– O que pedimos agora é uma definição sobre a data de inauguração. Isso ainda não ficou claro para os comerciantes. Mas, na prática, quem não está trabalhando, está perdendo dinheiro – diz Aldonei Brito, dono de box na ala norte e presidente da Associação dos Comerciantes do Novo Mercado Público.
:: Luta por menos burocracia
Continua depois da publicidade
Apesar de ter estabelecido a data de 18 de junho como limite para o fim da obra, a prefeitura informa que a ala sul será entregue em março aos comerciantes, que ainda terão de montar o mobiliário nos espaços.
A coordenadora do Fórum de Turismo do Trade de Florianópolis, Zena Becker, cobra mais agilidade em relação à burocracia com os lojistas:
– Estamos pedindo um cronograma para a prefeitura. O principal é que eles avaliem logo os projetos dos boxes da ala sul. Assim, quando a obra ficar pronta, os comerciantes poderão adiantar a abertura e não vai acontecer o que aconteceu na ala norte, onde até hoje nem todos os boxes foram ocupados.
Continua depois da publicidade
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras informou que o atual estágio da obra é de “reforço da estrutura que estava comprometida, a execução do revestimento, o reboco das fundações e as lajes de pisos”.