Elevado do Rio Tavares, construção do trapiche do João Paulo e da nova ponte da Barra da Lagoa, reforma da ponte Hercílio Luz… Mais um ano se passou e muita coisa ficou inacabada na Capital catarinense. Neste início de 2019, listamos na Hora 15 grandes obras e projetos que deveriam ter sido entregues em 2018 — ou antes —, mas que ainda não viraram realidade. Confira:

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Reforma da ponte Hercílio Luz

A novela mais famosa de Florianópolis (e do Estado) ainda está longe de chegar ao fim. Mais uma vez, sucessivos atrasos no cronograma fizeram com que o governo estadual revisse o prazo para o término da reforma da “Velha Senhora”. Em 2018, foi um problema nas bases provisórias de sustentação que ocasionaram novo atraso. Além disso, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pediu à Justiça o bloqueio de bens de quatro empresas e oito pessoas para que sejam ressarcidos aos cofres públicos R$ 230 milhões por irregularidades nas obras. Diante desse cenário e se tudo der certo daqui para frente, a estimativa é de que o trânsito seja liberado em novembro de 2019 e o fim total dos serviços, com a retirada das bases provisórias, em 2020.

Duplicação da Edu Vieira

As obras de duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal, deverão ser retomadas somente em março de 2019. Com repetidos atrasos e aditivos de contrato, ficou parada durante quase todo o ano de 2018. Agora, a previsão é entregar o trecho duplicado do trevo da Dona Benta até a Eletrosul em meados de 2020. O trecho seguinte, até o Saco dos Limões, ainda não tem previsão.

Alô, doutor

Promessa de campanha eleitoral do prefeito Gean Loureiro, o programa de saúde “Alô, doutor” nunca saiu do papel. Palavras jogadas ao vento? O prefeito diz que não e garante que em 2019 o programa entrará em funcionamento. Em entrevista ao colunista Ânderson Silva, Gean disse que a meta é lançar a licitação em maio de 2019.

Elevado do Rio Tavares

Prometido pelo prefeito Gean Loureiro para o final de 2017, o elevado do Rio Tavares, no sul da Ilha de SC, deverá ficar pronto somente em março de 2019. Ao menos esse é o novo prazo dado pela prefeitura, após vários atrasos na obra. A principal justificativa para a demora na entrega é de que as desapropriações e questões arqueológicas foram mais complicadas do que se imaginava.

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UPA Continente

Praticamente pronta desde 2014, a obra lançada em 2010 precisa de reformas (já iniciadas) para finalmente ser aberta. A promessa agora é fevereiro de 2019, segundo estimativa da prefeitura.

Contorno Viário

As obras no Contorno Viário da Grande Florianópolis, construção de 50 quilômetros planejada para desafogar o trânsito na BR-101 na região da Capital, anda a passos lentos. As obras, que inicialmente deveriam ficar prontas em 2012, enfrentaram diferentes problemas ao longo dos últimos anos. A obra está prevista para ser entregue em 2022. Quando terminar, o contorno deverá ser usado, principalmente, para desviar o tráfego de caminhões pesados que atualmente precisam cortar as regiões centrais de Biguaçu, São José e Palhoça.

Acesso ao aeroporto

Com prazo limite para entrega em outubro de 2019, a previsão mais recente para a finalização da obra é 1º de agosto. A via terá pista dupla no trecho entre o trevo do Carianos e o loteamento Santos Dumont. Ainda restam mais de 100 desapropriações a serem feitas, principalmente nos terrenos que ficam mais próximos ao Estádio da Ressacada, por isso há apreensão sobre o andamento das obras. Ainda assim, o governo estadual garante que a via ficará pronta em 2019. Já a previsão de entrega do novo terminal do Aeroporto Hercílio Luz é 1º de agosto de 2019. A construção privada, inclusive, está com o cronograma adiantado e a concessionária Floripa Airport já lançou edital para os pontos comerciais.

Trapiche João Paulo

O trapiche do João Paulo, reivindicado há mais de 20 anos pelos pescadores artesanais da região, terá 210 metros de extensão, sendo que os 70 metros finais serão de acesso exclusivo aos pescadores. O píer vai contar com 3,75 metros de largura e até dois metros de profundidade, dependendo da maré. O custo total da obra (que foi iniciada) é de R$ 2,9 milhões, mas ainda não há um prazo oficial para a entrega.

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Beira-Mar Norte balneável

Está em construção a Unidade Complementar de Recuperação Ambiental (URA) da Beira-Mar Norte, que tratará a água contaminada da rede de drenagem antes de lançá-la ao mar. O projeto foi lançado em outubro 2017 com prazo de entrega para o fim de 2018. Agora a previsão é de que a Baía Norte fique apta ao banho a partir de abril de 2019. A fase de teste iniciou no dia 27 de dezembro.

Revitalização da Avenida das Rendeiras

A pavimentação da principal via da orla da Lagoa da Conceição deverá sair em 2019. A liberação da verba de R$ 3,8 milhões foi anunciada pelo prefeito no dia 28 de dezembro e servirá, também, para a construção de calçada e correção de passeio, iluminação, sinalização, ciclovias e ciclofaixas, deques e rampas de acesso à lagoa.

Museu da Cidade

Após quatro anos desde o início das obras de restauração da antiga Casa de Câmara e Cadeia, o prédio histórico foi entregue em setembro de 2018. Agora, a expectativa é pela inauguração do Museu da Cidade. O Serviço Social do Comércio (Sesc), escolhido por meio de licitação, será responsável pelas novas instalações que devem ser inauguradas em março de 2019.

Parque Urbano do Morro das Pedras

Em setembro de 2018 foi lançada a pedra fundamental do Parque Urbano do Morro das Pedras, no sul da Ilha de SC. Será o maior parque de Florianópolis, com uma área pública de aproximadamente 90 mil metros quadrados, e terá estrutura para prática de esportes e trilhas ecológicas. A previsão era de que a primeira parte da obra fosse entregue em dezembro, mas isso não ocorreu. A prefeitura não divulgou os novos prazos.

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Novo Largo da Alfândega

A reforma do Largo da Alfândega, no Centro, já está em andamento. A primeira parte do serviço é a troca da pavimentação e demolição de pequenas estruturas como bancos, mesas e o palco. Além da recuperação do espaço, um trecho da Conselheiro Mafra também será refeito, inclusive com nova drenagem, entre o mercado e a Praça XV. A previsão é de que a reforma da região fique pronta no segundo semestre de 2019.

Transporte marítimo

A promessa era de que o transporte marítimo fosse uma realidade na Grande Florianópolis ainda em 2018. Vencido o prazo estabelecido pelo governo estadual, não há nova data estipulada para a implementação do serviço. A primeira ligação será a Ilha-Continente. Os pontos de embarque e desembarque vão ficar nos fundos da passarela Nego Quirido e na região da Ponta de Baixo, em São José. A empresa que vai operar no trecho já está definida. Para ir de um ponto ao outro, o catamarã levou 12 minutos. Cada uma das duas embarcações que serão usadas terá espaço para 198 pessoas. O custo: R$ 9.

Ponte da Barra da Lagoa

Em andamento há quatro anos, as obras da nova ponte da Barra da Lagoa foram paralisadas várias vezes por questões ambientais e desapropriações. Atualmente, a expectativa do Deinfra é de que a ponte seja concluída até abril de 2019.

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