Começa, neste sábado (4), o 14ª Festival Internacional de Teatro de Animação (Fita). A programação inclui 12 espetáculos, de companhias nacionais e internacionais, que fazem uso de bonecos, máscaras, objetos, sombras ou formas. O evento ocorre até dia 19 de novembro em três regiões de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Sul e Meio-Oeste do Estado.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp 

O Fita inclui ainda oficinas, bate-papos, mesa redonda e a Mostra Pequenas Cenas, com participação de alunos de instituições públicas. A programação é toda gratuita.

— Os encontros promovidos pelo FITA apreendem espectadores de todas as idades (crianças, adolescentes, jovens e adultos), estimulando a imaginação, a idealização de sonhos e novas esperanças de um mundo melhor — afirma Gustavo Bieberbach, um dos coordenadores do Fita, em material enviado à imprensa.

Programação em Florianópolis

Continua depois da publicidade

O espetáculo de bonecos Viejos, da companhia argentina Sérgio Mercúrio, abre a programação no dia 4 de novembro, às 20h, no teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. Com classificação para adultos e jovens a partir de 14 anos, a peça apresenta a história de oito personagens com diferentes formas de manipulação e tamanhos — desde maiores que uma pessoa a bonecos manipulados com o pé. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla.

Outro destaque é o premiado Pluft, O Fantasminha, da PeQuod Teatro de Animação, do Rio de Janeiro, que fará sua estreia em Santa Catarina. A peça terá exibições no domingo (5), às 17h, e na segunda (6), às 10h e às 15h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Também serão apresentados os espetáculos: Fábulas, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); Camarim, do Ateliê Lu Antunes (Jaraguá do Sul/SC); Habite-me, de Carolina Garcia Marques e Paulo Balardim (Bélgica/Canadá/Brasil); Theatro Misterioso, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); Habitada, com Juliana Notari (São Paulo/SP); Baús do Tesouro, da Cia. Avenida Lamparina (Jaraguá do Sul/SC); A Galeria, com Roberto Gorgatti (Florianópolis/SC); e As Aventuras do Fusca à Vela, do Ueba Produtos notáveis (Caxias do Sul/RS). Vai ter também Vivência em Teatro de Animação: Mãos à Meia!, com a Cia. Peregrina/Cia. Lótus (Florianópolis/SC), em duas tardes de programação especial no Boulevard 14/32, no Aeroporto de Florianópolis.

Outra novidade deste ano é a Mostra Acadêmica Pequenas Cenas, com a apresentação de cenas em Teatro de Animação elaboradas por alunos dos cursos de Artes Cênicas das três principais instituições de ensino de Florianópolis: Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A programação completa do Fita por ser acessada em fitafloripa.com.br.

Continua depois da publicidade

Programação no Sul e Oeste de SC

De 11 a 14 de novembro, o Fita estará também em Criciúma e Nova Veneza, no Sul do Estado, com o espetáculo Bonecrônicas, da Anima Sonho (Porto Alegre/RS), além de oficina de teatro de animação. Campos Novos receberá dois espetáculos: As Aventuras do Fusca à Vela, da Ueba Produtos notáveis (Caxias do Sul/RS) e Felpo Filva, do Cirquinho do Revirado (Criciúma/SC), ainda com datas a serem definidas.

Serviço

  • 14ª Festival Internacional de Teatro de Animação
  • 4 a 19 de novembro
  • Grande Florianópolis, Sul e Meio-oeste do Estado
  • Gratuito
  • Agendamento de escolas pelo e-mail agendamento.fita@gmail.com
  • Inscrição para a Oficina: O drama da matéria, com Juliana Notari pelo e-mail agendamento.fita@gmail.com

Leia também

“Mussum é gigante, plural”, diz Aílton Graça, intérprete do humorista em filme que estreia nesta quinta

Cores de Aidê celebra turnê no México: “aproximar o mundo da arte catarinense”

Além de muita informação relevante, o NSC Total e os outros veículos líderes de audiência da NSC são uma excelente ferramenta de comunicação para as marcas que querem crescer e conquistar mais clientes. Acompanhe as novidades e saiba como alavancar as suas vendas em Negócios SC

Continua depois da publicidade