Segundo a mestre em comunicação Elaine Chovich, o engajamento nas redes sociais é importante porque revela como as pessoas estão dispostas a interagir com a empresa. “Por isso, não existe uma fórmula que possa determinar exatamente como aumentar o alcance dos conteúdos de um canal, exceto, pela observação e análise constante”, explica.
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No entanto, ela ressalta que existem algumas práticas recorrentes que servem como pequenos parâmetros para isso. “As imagens, juntamente com o design, são tão importantes quanto o teor do texto na hora de passar uma mensagem e engajar seguidores – e, aqui, falamos tanto de fotos como de vídeos”, explica.
Confira algumas dicas da mestre em comunicação para melhorar o engajamento da sua página nas redes:
> Storytelling: conheça a arte de contar histórias
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- Faça lives em conjunto com outras empresas, assim você terá o dobro de audiência e engajamento.
- Publique nos stories notícias sobre sua área de atuação.
- Compartilhe nos stories o dia a dia do seu negócio.
- Mostre a equipe por trás da produção.
- Siga outras páginas de destaque que sejam do seu ramo e adapte ao seu produto ou serviço.
- Ao invés de utilizar afirmações, induza o usuário a tentar fazer um determinado percurso mental por meio de perguntas. Além de parecer um desafio, promove a sensação de participação em um debate.
- Compartilhe conteúdos de valor.
- Responda comentários e estabeleça proximidade da audiência. Quando o usuário tem seu comentário respondido, ele se sente especial e, sem dúvida, volta mais vezes à página e cria um elo de confiança.
- Lastrear conteúdos a partir de citações de pessoas admiradas pelo seu público-alvo também é uma forma de gerar credibilidade e consequentemente aumentar a adesão dos seguidores.
- Envolver a audiência a partir de narrativas especialmente criadas para demonstrar algum fato ou acontecimento, é uma forma de encantar e humanizar conteúdos.
- Quanto mais pessoas on-line, maiores são as chances de o conteúdo ser visto e distribuído de forma orgânica. Esse engajamento permite que o post fique no topo do feed dos seus seguidores e vá parar no Instagram Explorer.
- Se pretende contratar um influenciador digital para divulgar sua marca, avalie bem. Às vezes, é mais indicado contratar um influenciador com menor número de seguidores, mas que fale diretamente com o seu público.
- Recompense seu público com descontos ou com um conteúdo de qualidade. Antes de pedir algo, ofereça!
- E, para finalizar, faça um roteiro para os seus posts. Defina dias das postagens, formatos, o que será produzido, para quem, com qual objetivo e quanto custará.
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