Um batalhão de seguranças e orientadores está sendo preparado para que tudo funcione no amistoso entre Brasil e Inglaterra, no Maracanã, domingo. Organizado pelo Comitê Organizador Local (COL), o jogo será o grande teste do estádio antes de receber a Copa das Confederações.
Continua depois da publicidade
Cerca de 1,2 mil agentes de segurança contratados pela Fifa trabalharão na verificação de pertences pessoais e objetos do público, controle de áreas de circulação e segurança no campo. Antes das catracas, os torcedores passarão por detectores de metais. Toda a operação no perímetro externo está sob responsabilidade da Polícia Militar. Para isso, serão utilizados 650 policiais, 60 viaturas e duas aeronaves. Para ajudar no acesso ao Maracanã, 1,1 mil voluntários estarão à disposição, 900 do COL e 200 do governo.
A importância da partida explica todo esse contingente. Será a reabertura oficial do Maracanã e o principal evento-teste entre todos que foram realizados em outros estádios. Nesta segunda-feira, no ginásio Maracanãzinho, ocorreu uma entrevista coletiva com integrantes do COL para explicar como está sendo feita a organização. O gerente geral de integração operacional do Comitê, Tiago Paes, prevê dificuldades:
– É muito difícil garantir 100% de qualidade no primeiro evento, é novidade para o espectador, mas é novidade para quem está trabalhando também.
Todos os 78.838 lugares deverão estar ocupados. A carga de ingressos foi de 74 mil, mas os proprietários de cadeiras cativas tem lugar garantido, o que não acontecerá na Copa das Confederações, em junho. Não será permitida a entrada de carro nas proximidades do estádio, a previsão das autoridades é de que cerca de 43 mil pessoas cheguem de metrô, 5,2 mil de trem, 5,8 mil de ônibus, 2,8 mil de táxi e 1,2 mil a pé. O restante do público deverá ser composto por vips e convidados dos patrocinadores, que terão vans para o transporte.
Continua depois da publicidade
Toda organização será fundamental, pois mesmo com muito conforto do lado de dentro do Maracanã, a preocupação fica com o entorno, onde, na semana do jogo, centenas de funcionários ainda estão trabalhando com dezenas de caminhões e retro escavadeiras.
Números da organização de Brasil x Inglaterra:
– 1.200 mil agentes de segurança contratados
– 650 policiais
– 60 viaturas
– 2 aeronaves
– 1.100 voluntários (900 do COL e 200 do governo)