A previsão é de 9,4 mil novos casos de câncer de pele em Santa Catarina só neste ano. Para diagnosticar, analisar e tratar a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia promove neste sábado, em todo país, o Dia C – Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele. No Estado, dermatologistas voluntários irão realizar consultas gratuitas em 12 clínicas entre 9h e 15h. O atendimento será por ordem de chegada.
Continua depois da publicidade
O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. No site www.controleosol.com.br dá para conferir os locais de atendimento.
No país, cerca de 3 mil dermatologistas atenderão em 129 postos de atendimento, em 25 Estados. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização.
Esse é o 17º ano que a Sociedade de Dermatologia promove o evento. No total, mais de 500 mil pessoas já foram atendidas. A ação antecipa o #DezembroLaranja, mês de combate ao câncer da pele. Na edição de 2015, 23 estados contaram com a participação de mais de 3 mil dermatologistas voluntários e uma procura significativa da população. Cerca de 20 mil pessoas tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento.
Sobre a doença
Continua depois da publicidade
O câncer da pele pode se manifestar como uma pinta ou mancha, geralmente acastanhada ou enegrecida, como também uma ferida que não cicatriza. A regra do ABCDE ajuda na suspeita de uma lesão maligna e sinaliza que um dermatologista deve ser procurado.
A= lesão assimétrica
B= bordas irregulares
C= alteração de cor
D= diâmetro maior que 6 mm
E= evolução ou modificação da lesão
Outra forma de avaliar o risco da doença é através da ¿Calculadora de Risco para Câncer da Pele¿, também disponível no site www.controleosol.com.br. A Sociedade Brasileira de Dermatologia orienta que as pessoas se examinem com periodicidade, consultando um dermatologista em caso de suspeita. Também é importante que se examine familiares, pois muitas vezes os cânceres podem aparecer em regiões que não conseguimos ver sozinhos. Ao se expor, é importante que se use o protetor solar nas áreas expostas, mesmo em dias frios e nublados, reaplicando o produto a cada quatro horas no dia a dia e a cada duas horas nos períodos de maior exposição solar.
Confira os pontos de atendimento em SC:
- AMU – Ambulatório Multidisciplinar Universitário, em Joaçaba
- Ambulatório do Curso de Medicina – Campus Univali, em Itajaí
- Pronto Atendimento Médico Ambulatorial Aroldo Schulz, em Jaraguá do Sul
- Posto de Atendimento Médico Boa Vista, em Joinville
- Ambulatório de Dermatologia do Hospital Universitário, da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis
- CRESME – Centro Regional Especialidades Médicas Municipal de Chapecó
- Policlínica de Concórdia
- Ambulatório Médico de Especialidades do Curso de Medicina da Unisul, em Tubarão
- Policlínica Municipal de Lages
- Fundação Universidade Regional de Blumenau, Campus V, em Blumenau
- Unidade Básica de Saúde do Centro, em Criciúma
- Policlínica Central de Brusque