Chega a 11 o total de municípios que decretaram situação de emergência após as fortes chuvas que causaram alagamentos e enchentes no Estado, principalmente na Fronteira Oeste. Ainda há mais de 3 mil pessoas fora de suas casas, conforme o último balanço da Defesa Civil, divulgado na manhã deste domingo (13): são 2.030 desalojados e 1.056 desabrigados.
Continua depois da publicidade
Os números, porém, ainda não refletem os últimos dados contabilizados pelas prefeituras mais atingidas. Apenas em Alegrete, de acordo com o prefeito Márcio Amaral, há 4,3 mil habitantes afetados por problemas causados pelas fortes chuvas.
E a chuva que castiga a Fronteira Oeste não deve dar trégua. Neste domingo, continua a condição de tempo abafado e pancadas de chuva em todo o Estado, em especial em municípios na divisa com a Argentina.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém alerta amarelo de "perigo potencial". Nessas condições, pessoas devem evitar abrigo debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se também evitar áreas alagadas e usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada. Mais informações podem ser buscadas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Continua depois da publicidade
Veja a lista de municípios que decretaram situação de emergência:
Alegrete
Bagé
Dom Pedrito
Lavras do Sul
Manoel Viana
Quaraí
Rosário do Sul
São Borja
São Gabriel
São Francisco de Assis
Uruguaiana