Cheiro de chocolate, banana verde, perfumes exóticos. Cores vibrantes, suaves ou misturadas. Grandes, pequenas, arredondadas ou angulosas. Variadas e múltiplas, as orquídeas são as rainhas deste fim de semana em Jaraguá do Sul. A 10ª Exposição Sul-brasileira de Orquídeas e Plantas Ornamentais começa hoje e continua até o domingo, trazendo toda a beleza das flores ao pavilhão A do Parque Municipal de Eventos. O evento é organizado pela Agremiação de Orquidofilia do Itapocu (Adori).
Continua depois da publicidade
Presidente da Adori, Sido Prust conta que neste ano as atrações são variadas. Dos expositores, que vêm de cerca de 20 agremiações do Estado, são esperadas pelo menos 1.600 orquídeas e plantas ornamentais. Estas plantas, especiais, não estarão à venda. Todas participam de um concurso, cujo julgamento ocorrerá ao longo do dia de hoje. 15 jurados de diferentes agremiações fazem a avaliação das plantas, de acordo com 12 grupos: bonsais, cactos, plantas ornamentais e diferentes segmentações de orquídeas. Os vencedores levam para casa troféu e medalha e, principalmente, o orgulho do título.
– O prêmio é mais pela satisfação do colecionador, que tem a planta campeã. Ela também é mais valorizada no caso de venda, mas dificilmente são vendidas, pois são como filhos – conta o vice-presidente da Adori, Luiz Carlos Schutze.
A paixão pelas orquídeas é de fato memorável. Sido e Luiz são exemplos. Ambos são colecionadores há 20 anos e têm nas flores seu hobby – Luiz, inclusive, tem uma floricultura especializada em orquídeas, a Mundo das Orquídeas.
– A orquídea é uma flor nobre. Ela é duradoura e, se tiver os cuidados certos, dá flores todos os anos – conta Luiz.
Continua depois da publicidade
A fama de planta de difícil trato é, para eles, puro mito. Ambos explicam que bastam os cuidados necessários a qualquer espécie vegetal: água, sol e adubo. Cada espécie de orquídea, porém, exige atenções específicas – são mais de 25 mil espécies nativas e 125 híbridas. A melhor dica é informar-se quanto aos cuidados corretos par cada flor para garantir sua saúde e floração anual.
:: Leia mais notícias sobre Jaraguá do Sul ::
Para comprar e aproveitar
Para quem deseja levar uma planta para casa, também há opções. Oito bancas de vendedores expõem orquídeas, plantas ornamentais e bonsais, além de insumos e outros produtos – a estimativa é de que pelo menos oito mil exemplares sejam trazidos para comercialização. Entre as bancas está a da própria Adori, que comercializa flores de colecionadores. O presidente Sido ainda lembra que está inserindo no mercado um novo produto, desenvolvido por ele, que deve atrair orquidófilos: um substrato feito de coco, que tem maior durabilidade que os demais – resistindo por dois ou três anos até nos vasos.
Além das flores, o evento deste ano traz atrações variadas, como praça de alimentação e brinquedos para as crianças. Quem gosta de antiguidades poderá aproveitar uma exposição paralela que ocorre durante a feira, além da exposição de Lambrettas, bicicletas e automóveis antigos. Um pequeno mercado de pulgas também deve chamar atenção, assim como a venda de artesanato, livros e temperos.