Restam poucas horas para terminar 2019 e, depois de recapitular os fatos que marcaram 2019 em Santa Catarina, é hora de ver as fotos mais marcantes nestes quase 365 dias. O fotógrafo Tiago Ghizoni selecionou as dez imagens.
Continua depois da publicidade
Nelas, vamos relembrar a posse do novo governador, que foi eleito de forma surpreendente, e a comoção no Estado com as vítimas do incêndio no CT do Flamengo. Também tem protestos, prisão de políticos, incêndios preocupantes, festa com o título da Consulado no Carnaval da Capital e beleza do sincelo. E o ano não terminou e ainda tem a reabertura de um dos cartões postais dos catarinenses, a Ponte Hercílio Luz, depois de 28 anos. Confira:
1 – Posse do Governador Carlos Moisés

Um banho de mangueira dos bombeiros marcou a posse do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), no dia 1º de janeiro. Após toda a solenidade formal os bombeiros o aguardaram na saída do Palácio Barriga Verde para o tradicional banho, que é uma tradição da corporação para seus membros que são promovidos.
O governador atuou durante 30 anos nos bombeiros, onde se aposentou em 2016, quando atingiu a patente de coronel. Acabou sendo eleito com cerca de 70% dos votos no segundo turno. O Diário Catarinense e a NSC Total fizeram a cobertura ao vivo da posse do governador e do presidente Jair Bolsonaro, que teve sua maior votação proporcional em Santa Catarina.
2 – Velório dos meninos do Ninho do Urubu, time de base do Flamengo

Em 2019 mais uma tragédia ligada ao esporte atingiu Santa Catarina. Desta vez um incêndio em um alojamento da base do Flamengo, no centro de treinamento conhecido como Ninho do Urubu, no Rio de Janeiro.
Continua depois da publicidade
Das dez vítimas fatais, duas eram de Santa Catarina: Bernardo Pisetta, 14 anos, natural de Indaial, e Vitor Isaías, 15 anos, natural de Florianópolis. Este foi velado no mesmo ginásio onde treinava antes de ir para o Rio de Janeiro e enterrado no Cemitério Municipal de Biguaçu. Pisetta foi enterrado no cemitério municipal de Indaial.
3 – Consulado vence o Carnaval 2019 de Florianópolis

A história do “Homem de Lata”, do filme “O Mágico de Oz”, foi o tema do desfile da Consulado, a escola de samba campeã do Carnaval de Florianópolis. A disputa foi acirrada, apenas três décimos à frente da Embaixada Copa Lord e Unidos da Coloninha. Foi o sétimo título da escola no Grupo Especial.
4 – Protestos contra cortes na educação

Em maio, milhares de pessoas foram às ruas para protestar contra os cortes na educação promovidos pelo Governo Federal, e também contra algumas declarações do ministro da Educação, Abraham Weintraub, sobre “balbúrdia” nas instituições de ensino.
Em Santa Catarina houve mobilização em 11 cidades. A maior delas foi em Florianópolis, com cerca de 20 mil pessoas. No final do ano o governo acabou descontingenciando os recursos bloqueados.
Continua depois da publicidade
5 – Prefeito Gean Loureiro foi preso durante a Operação Chabu

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, foi preso no mês de junho durante a Operação Chabu, da Polícia Federal. A prisão era temporária e tinha como objetivo investigar violação de sigilo de operações policiais em Santa Catarina em troca de favorecimento em indicação para cargos públicos.
Ele prestou depoimento e foi liberado horas depois. Entre os sete presos também estava um delegado e um agente da Polícia Federal e um secretário. Apesar de alegar inocência e apontar conclusões distorcidas e confusas no caso, o prefeito e mais 16 pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal.
6 – Sincelo histórico muda a paisagem de Urupema

O fenômeno do congelamento do nevoeiro ao tocar uma superfície extremamente fria, o sincelo, foi a atração do inverno na Serra Catarinense. No Morro das Antenas, em Urupema, a temperatura atingiu 5,6 graus negativos e belas paisagens se formaram, para alegria dos turistas.
7 – Orquestra de baterias empolga público mesmo com chuva

A 7ª edição da Orquestra de Baterias, em Florianópolis, teve 590 bateristas inscritos. Apesar de não terem quebrado o recorde de 798 bateristas que tocaram juntos em Manchester, na Inglaterra, em 2012, o mau tempo não impediu a execução de músicas como Smoke on The Water, do Deep Purple.
Continua depois da publicidade
8 – Incêndio atinge Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, em Palhoça, no mês de setembro, queimando pelo menos 2,5 mil metros quadrados. Os bombeiros tiveram dificuldade para controlar o fogo, que se espalhou rapidamente devido a um período de estiagem.
O cheiro da fumaça chegou a ser sentido por moradores do centro de Florianópolis. No mesmo período cinco hectares do Parque do Rio Vermelho, em Florianópolis, também foram destruídos pelo fogo.
9 – Presidente Bolsonaro visita Florianópolis

No dia 17 de outubro o presidente Jair Bolsonaro fez sua primeira visita oficial a Florianópolis, onde participou de aula magna no curso de formação de 1.160 policiais rodoviários federais, na Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal.
Durante o ato ele defendeu o excludente de ilicitude como forma de dar mais garantias aos agentes em caso de confrontos com criminosos no exercício da profissão.
Continua depois da publicidade
10 – Ponte Hercílio Luz reabre após 28 anos interditada

Fechada desde 1991, a ponte Hercílio Luz, cartão-postal de Florianópolis, será reaberta ao público às 10h do dia 30 de dezembro. Estão previstos shows gratuitos. A restauração da ponte gerou muita polêmica sobre os gastos, inclusive com a criação de uma CPI. Na semana passada foram realizados teses de carga. Uma carreata com 172 carros e motos antigas vão marcar a reabertura da ponte.
Leia também: 10 fatos que marcaram o ano no esporte catarinense