Durante pesquisas no Arquivo Histórico de Wolfenbüttel, no interior da Alemanha, a historiadora Sueli Petry e a antropóloga Sabine Kiefer encontraram fotos inéditas que mostram como era a vida na Colônia Blumenau. As imagens foram feitas por Bernardo Scheidemantel – quase todas em 1877 – e obtidas com exclusividade pelo Santa.
Continua depois da publicidade
As fotos foram dadas como presente a Dr. Blumenau quando a colônia completou 25 anos de fundação – na época levava-se em consideração o ano de 1852 como o início da colonização – e estavam junto com uma coroa de louros e uma carta escrita por Minna Friedenreich, a primeira pessoa nascida na cidade.
Confira as fotos obtidas pelo Santa
Construção da Igreja Matriz, onde hoje é a Catedral São Paulo Apóstolo. (Foto: Bernard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)Sede da colônia, estrutura que hoje está dentro do prédio da Fundação Cultural de Blumenau. (Foto: Bernard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)Vista da região entre a Alvin Schrader e a atual Rua das Palmeiras. (Foto: Bernard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)
Continua depois da publicidade
Vista para a Igreja Luterana, que existe até hoje, ao lado do Hospital Santa Catarina. (Foto: Bernard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)Dentro da Igreja Luterana. (Foto: Bernard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)Vista para a Igreja Luterana em 1877. (Foto: Bernard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)Escola mista do interior da colônia, em local não confirmado. (Foto: Bernard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)Unidade de saúde às margens da Rua Itajaí, onde hoje fica o Hospital Santo Antônio. (Foto: Bernard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)
Continua depois da publicidade
Casa dos pastores da Igreja Luterana. (Foto: Bernard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)Escola feminina que ficava na rua que hoje é a Alameda Rio Branco. (Foto: Bernard Scheidemantel, Arquivo Histórico de Wolfenbüttel)