O fim do ano está próximo e é hora de relembrar os fatos que marcaram 2019 no esporte catarinense. depois de recapitular os fatos que marcaram, os vídeos mais assistidos e os memes que bombaram na rede. No futebol o episódio mais significativo foi o W.O do Figueirense, não apenas pelo ocorrido mas as discussões que provocou e seu desdobramento em relação ao clube. Foi um dos anos duros para o futebol de Santa Catarina, com três rebaixamentos e pela primeira vez após quase duas décadas o Estado não terá representante na Série A do Campeonato Brasileiro.

Continua depois da publicidade

W.O Figueirense

Figueirense sofre W.O na Arena Pantanal; jogadores não entraram em campo
Figueirense sofre W.O na Arena Pantanal; jogadores não entraram em campo (Foto: Rogerio Moroti / Ascom Dourado)

Os jogadores do Figueirense não entraram em campo no dia 20 de agosto, diante do Cuiabá, na Arena Pantanal, pela 17ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O W.O foi o ato máximo do protesto pelos salários atrasados deles e de funcionários, além das más condições das categorias de base. Os atletas alvinegros chegaram fazer greve de treinamentos. A ação culminou com o rompimento de contrato com a empresa Elephant, comandada por Cláudio Honigman, que geria o futebol do Figueira.

Figueirense entra na lista de times que sofreram W.O no Brasil; veja outros

SC fora da Série A e três rebaixados

Chapecoense é rebaixada para a Série B do Brasileirão
Chapecoense é rebaixada para a Série B do Brasileirão (Foto: Tarla Wolski, Especial)

Desde 2001 Santa Catarina não ficava sem um representante na Série A do Campeonato Brasileiro. Neste ano, Avaí e Chapecoense foram rebaixados para a Série B, o Figueirense conseguiu se manter na segunda divisão e o Criciúma foi a Série C. Os resultados representam o pior ano do futebol catarinense. Durante o ano, o presidente da federação do estado, Rubens Angelotti, falou que era uma “nuvem negra” sobre o futebol de Santa Catarina.

Nati na base do Avaí

Nati é a primeira menina a integrar a base de um time do Campeonato Brasileiro
Nati é a primeira menina a integrar a base de um time do Campeonato Brasileiro (Foto: Diorgenes Pandini)

Natália Pereira, na ocasião com 9 anos, foi a primeira menina a entrar nas categorias de base de um time que disputa o Campeonato Brasileiro. Aprovada nos testes, ela começou a treinar com a equipe sub-11 do Leão da Ilha em março. Ela continua na equipe e conquistou seu espaço entre os meninos que são colegas de equipe.

Continua depois da publicidade

Brusque campeão da Série D

Brusque é campeão da Série D 2019
Brusque é campeão da Série D 2019 (Foto: ucas Gabriel Cardoso, Brusque FC, Divulgação)

Foi a única grande notícia do futebol profissional de Santa Catarina. O time do Vale do Itajaí levantou a taça da Série D do Campeonato Brasileiro ao vencer o Manaus nos pênaltis, na Arena da Amazônia, e conquistou o título, além da vaga para a Série C 2020. O Marreco ainda comemorou outra taça, a da Copa SC 2019 vencida sobre o Marcílio Dias, também nas penalidades máximas, e que colocou a equipe na Copa do Brasil do ano que vem.

Adeus de M10

Marquinhos Santos encerra carreira como atleta futebol profissional com 400 jogos pelo Avaí
Marquinhos Santos encerra carreira como atleta futebol profissional com 400 jogos pelo Avaí (Foto: Tiago Ghizoni)

Marquinhos Santos esteve em campo no primeiro tempo do clássico Avaí x Figueirense, em 17 de março, chegou aos 400 jogos com a camisa do Leão da Ilha e se aposentou. O empate em 0 a 0 na Ressacada, pelo segundo turno do Campeonato Catarinense, foi a despedida de M10 dos gramados. Ele virou gerente de futebol do próprio clube, função que exerce atualmente.

Atletismo de SC

Rodrigo Nascimento busca índice para os 100m rasos para Tóquio-2020
Rodrigo Nascimento busca índice para os 100m rasos para Tóquio-2020 (Foto: Tiago Ghizoni)

Santa Catarina foi bem representada no atletismo com Darlan Romani no arremesso de peso e Rodrigo Nascimento, velocista. Darlan, de Concórdia, foi medalha de ouro no Pan 2019, de Lima, e garantiu vagas nas Olimpíadas de Tóquio. No Mundial, no segundo semestre, ficou em quarto na final do arremesso de peso mais disputado da história.Rodrigo também foi ouro com o revezamento 4x100m e deve estar na equipe brasileira nos jogos disputados no Japão. Ele corre atrás do índice para disputar os 100m rasos em Tóquio.

Neto, da Chapecoense, deixa o futebol

Neto anunciou aposentadoria e recebeu o abraço da mulher, Simone
Neto anunciou aposentadoria e recebeu o abraço da mulher, Simone (Foto: Márcio Cunha, ACF )

Sobrevivente do acidente aéreo com a Chapecoense, Neto anunciou em dezembro que não vai voltar ao futebol. Passada a tragédia em 29 de novembro de 2016, na Colômbia, quanto o time iria disputar a primeira partida da final da Copa Sul-Americana, o zagueiro tentou se recuperar para voltar a defender a Chape dentro de campo. Mas as lesões causadas pelo acidente ainda causam dores no agora ex-atleta e inviabilizaram o retorno. O caminho é trabalhar no próprio clube, em área voltada ao futebol.

Continua depois da publicidade

Copa Davis em SC

Brasil vence Barbados na volta da Copa Davis a Santa Catarina
Brasil vence Barbados na volta da Copa Davis a Santa Catarina (Foto: Luiz Candido/CBT)

O Estado voltou a ser sede da Copa Davis de tênis após quatro anos. Para atender pedidos de saibro e ao nível de mar, o local que recebeu o confronto Brasil x Barbados foi o clube Mampituba, em Criciúma. A equipe brasileira venceu o duelo por 3 a 2 e seguiu na competição.

Morte de Lauro Búrigo

Lauro Búrigo morre aos 83 anos
Lauro Búrigo morre aos 83 anos (Foto: Divulgação)

O futebol catarinense ficou de luto em 24 de julho com a morte do ex-treinador Lauro Búrigo, aos 83 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Baía Sul, em Florianópolis, e não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Lauro José Búrigo fez história no futebol de Santa Catarina. Ele foi o técnico mais vezes campeão do Estado, com nove títulos e nove vices. O Bruxo, como era conhecido, nasceu em Cocal do Sul, no Sul do Estado, e dirigiu equipes como Comerciário e Metropol, da região, para depois passar por praticamente todos os grandes clubes de Santa Catarina: Avaí, América de Joinville, Juventus, Figueirense, Inter de Lages, Criciúma, Carlos Renaux, Marcílio Dias, Ferroviário, Hercílio Luz, Paysandu, Brusque, Chapecoense e Joinville.

Fraude na Meia Maratona de Florianópolis

Um episódio do esporte amador chamou atenção em novembro de 2019. Um corredor amador foi desclassificado da Meia Maratona de Florianópolis por fraude. Organizadora do evento esportivo, a Corre Brasil informou que ele não cumpriu o percurso. Ele chegou a estar no pódio da categoria de sua idade na modalidade. O participante utilizou um veículo – carro ou moto – para percorrer mais de 65% dos 21 km. A estimativa é que tenha corrido menos de 7 km.

Volta de SC à Superliga de vôlei

Equipe de Blumenau disputa a Superliga de vôlei masculina 2019/2020
Equipe de Blumenau disputa a Superliga de vôlei masculina 2019/2020 (Foto: Giovani Vitória, Apan, Divulgação)

Após seis anos, Santa Catarina voltou a estar presente na Superliga masculina de vôlei. O representante do estado na competição é o time de Blumenau. A última participação catarinense no principal campeonato da modalidade até então foi com o Floripa, na temporada de 2012/2013.

Continua depois da publicidade

​Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.