O ano em que é celebrado o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II foi marcado por um dos dias mais tristes para a Europa e para o mundo. Aos 96 anos de idade, a monarca, que estabeleceu o reinado mais longo da história do Reino Unido, morreu – após 1 ano da morte de seu companheiro príncipe Philip, Duque de Edimburgo.
Continua depois da publicidade
> Clique aqui e receba notícias no WhatsApp
Considerada um símbolo histórico, Lilibet, como era carinhosamente chamada pelos familiares, deixa não somente um legado como inúmeras curiosidades sobre a sua vida privada. Afinal, foram longos anos dedicados a servir ao povo.
“Declaro diante de todos vocês que toda a minha vida, seja longa ou curta, será dedicada ao seu serviço e ao serviço de nossa grande família imperial à qual todos pertencemos”, declarou a Rainha Elizabeth II em 1940, no seu discurso de posse.
A seguir, confira a seguir 10 fatos curiosos sobre a trajetória da Rainha Elizabeth II.
Continua depois da publicidade
1. O 2° reinado mais longo da história
A Rainha Elizabeth II é a segunda monarca que ficou mais tempo no poder. Ao todo, foram 70 anos e 151 dias comandando o império britânico. Ela perde apenas para o Rei Luís XIV da França, que ficou 72 anos no trono.
2. Única mulher da família real a entrar para as forças armadas
Antes de assumir o trono da Inglaterra, a monarca foi a primeira mulher a servir às forças armadas. Durante a Segunda Guerra Mundial, ela se juntou ao Serviço Territorial Auxiliar da Divisão de Mulher do Exército Britânico e trabalhou como mecânica e motorista de caminhão.
3. Primeira coroação televisionada na história britânica
A soberana presenciou diversas mudanças sociais e uma delas foi o início da televisão. Enquanto a TV ainda ganhava espaço entre os meios de comunicação, o príncipe Philip sugeriu que a coroação fosse transmitida para o público, defendendo o meio como uma forma de aproximação de seus súditos. O feito foi retratado na série ‘The Crown’ e pode ser assistido na Netflix.
4. Conheceu cinco Papas
De acordo com o site oficial da família real, desde que assumiu o trono, a rainha conheceu 5 papas. Foram eles: o Papa Pio em 1951, o Papa João XXIII em 1961, o Papa João Paulo II em 1980, 1982 e 2000, o Papa Bento XVI em 2010 e o Papa Francisco em 2014.
Continua depois da publicidade

5. Inaugurou o MASP
Em sua primeira e única visita ao Brasil, em 1968, sua majestade inaugurou o Museu de Arte da Cidade de São Paulo (MASP), na Avenida Paulista. Além disso, a monarca visitou o famoso Edifício Itália, foi a um show ao lado de Elza Soares, Wilson Simonal e Jair Rodrigues, e visitou o Maracanã, onde entregou um troféu ao Rei do futebol, Pelé.
6. Conheceu 4 presidentes brasileiros
Durante o período da ditadura militar, a Rainha Elizabeth II conheceu dois chefes do Executivo federal. O primeiro deles foi o General Arthur Costa e Silva, quando a Rainha visitou o Brasil, e o segundo foi o General Ernesto Geisel, que viajou para Londres para retribuir a visita da soberana. Após a redemocratização, ela conheceu quatro presidentes brasileiros: José Sarney, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff.
7. Uma das primeiras pessoas a usar a internet
Em uma visita ao Centro de Pesquisas de Telecomunicações, no Reino Unido, em 1976, onde estava a primeira rede de computadores do planeta, a ARPANET, a soberana enviou um e-mail. Assim, se tornou uma das primeiras pessoas a usar a internet.
8. Apaixonada por cães e cavalos
Como demonstra diversas fotos da Rainha, ela adorava estar em contato com os animais. Por isso, um de seus passatempos favoritos era cavalgar e cuidar de seus cavalos, além de estar na companhia de cães, principalmente da raça corgi.
Continua depois da publicidade
9. Chefe de estado mais viajada
Mesmo sem ter um passaporte, a monarca é considerada a chefe de Estado mais viajada da história. Por isso, seu nome foi colocado no ‘Guinness Book’, o ‘Livro dos Recordes’.
10. Fortuna de bilhões
De acordo com um estudo publicado pelo jornal ‘The Sunday Times’, estima-se que a Rainha Elizabeth II acumulou um montante de 350 milhões de libras, o equivalente a R$2,2 bilhões de reais, durante a sua vida.
*Por Vitória Rondon
Leia também
6 dicas para se proteger de golpe ao comprar um ingresso