O Hino Nacional Brasileiro é um dos principais símbolos do nosso país. A Constituição Federal, no artigo 13, descreve que os símbolos da República Federativa do Brasil são: a bandeira, o hino, as armas e o selo nacionais. Dia 13 de abril, é dia de um dos principais símbolos: o Hino Nacional Brasileiro.

Continua depois da publicidade

Siga as notícias do Hora no Google Notícias

Pensando na importância deste tema e nesta data importante para o Brasil, neste conteúdo destacaremos sobre o porquê o hino surgiu, a importância do hino para o povo brasileiro e destacaremos sobre outras curiosidades desse símbolo importante para o nosso país.

1) Por que o hino surgiu?

Em 15 de novembro de 1889 aconteceu a Proclamação da República no Brasil. O evento marcou o fim da monarquia brasileira. Esse evento deu início a diversas transformações no país. Por esse motivo, os símbolos nacionais sofreram mudanças, pois havia a necessidade de apagar as referências existentes da época imperial.

Continua depois da publicidade

Nesse contexto, houve a mudança da bandeira nacional e também no hino. Em relação ao último símbolo foi realizado um concurso para escolher a melodia do hino. O concurso recebeu 29 composições e, no final, foi escolhida a letra de Joaquim Osório Duque Estrada e a melodia do Francisco Manuel da Silva.

2) Qual a importância do hino para o povo brasileiro?

Não há muitos segredos em relação ao tema. Como destacamos anteriormente, o Hino Nacional Brasileiro é um dos principais símbolos da República Federativa do Brasil.

Nesse contexto, podemos dizer que o hino acaba sendo fundamental para o povo brasileiro, pois a República se caracteriza pela participação do povo. A palavra República deriva do latim e significa coisa pública.

Continua depois da publicidade

A Constituição Federal reforça justamente isso. O artigo primeiro diz que “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”. Desse modo, podemos dizer que o hino é um símbolo que ajuda a consolidar a República no país.

É muito importante destacar ainda que a canção destaca fatos importantes da história do país, simboliza lutas passadas e contribui para a construção da identidade do povo brasileiro. Desse modo, podemos dizer que o hino tem como objetivos representar a nação e também ser porta-voz do Brasil para as outras nações.

Um dos momentos relembrados da nossa história foi o grito de Independência política em 1822. Nas margens do Rio Ipiranga, em São Paulo-SP, em 7 de setembro de 1822, ocorreu o grito de Independência.

Continua depois da publicidade

3) Quais são as situações em que o hino é tocado?

O Hino Nacional Brasileiro é executado em diversas situações. Entre as principais estão os eventos esportivos nacionais e internacionais, sessões cívicas e cerimônias religiosas que apresentam cunho patriótico.

4) Qual o significado dos principais trechos do hino?

O verso “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas /De um povo heroico o brado retumbante” falam sobre a proclamação da Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822, com o grito de D. Pedro I, no rio Ipiranga. Foi um desejo de todos os brasileiros que haviam lutado bravamente naquele momento.

O período “E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,/ Brilhou no céu da pátria nesse instante” destaca o grito de independência. A partir desse momento o Brasil tornou-se livre de Portugal e, por isso, a liberdade raiou em solo brasileiro.

Continua depois da publicidade

O trecho “Se o penhor dessa igualdade/ Conseguimos conquistar com braço forte,/

Em teu seio, ó liberdade,/ Desafia o nosso peito a própria morte!” quer destacar um povo unido e que é capaz de se organizar e lutar com o objetivo de assegurar a liberdade.

Por fim, outro trecho relevante do hino é “Dos filhos deste solo és mãe gentil,/

Pátria amada,/ Brasil!”. Esses versos destacam que o Brasil é uma terra boa e que não nega nada aos seus filhos. Por esse motivo é tão amado.

5) Quais são as curiosidades do hino nacional brasileiro?

Existem diversas curiosidades presentes no Hino Nacional Brasileiro. É muito importante conhecer essas questões, pois elas fazem parte da história do nosso país e também demonstram algumas tradições nacionais.

Continua depois da publicidade

Pensando na importância do tema, na sequência do conteúdo destacaremos sobre essas questões logo abaixo. É uma oportunidade para explorarmos melhor as curiosidades desse importante símbolo nacional.

6) Transição do Império para a República

O fim do século XIX foi marcado por intensas transformações no Brasil. Em 1888 ocorreu a abolição da escravatura. Desse modo, pois-se o fim de quase 400 anos de escravidão no país.

No ano seguinte foi proclamada a República. Desse modo, o governo provisório de Deodoro da Fonseca resolveu fazer um concurso com o objetivo de escolher o hino. O objetivo é procurar uma melodia e uma letra que seja coerente com o espírito republicano.

Continua depois da publicidade

O concurso para escolher a melodia do hino recebeu 29 composições e, no final, foi escolhida a letra de Joaquim Osório Duque Estrada e a melodia do Francisco Manuel da Silva.

7) Prêmio de consolação

Não foi fácil escolher a nova letra e melodia do Hino Nacional Brasileiro. Isso porque, foram 29 composições. Nesse contexto, uma das composições que mais agradavam os julgadores foi o poema de Medeiros e Albuquerque. O texto foi publicado no jornal Diário do Comércio do Rio de Janeiro em 26 de novembro de 1889. A letra começava com os versos “Liberdade, Liberdade, abre as asas sobre nós”.

Sabemos que essa letra não foi a escolhida para o Hino Nacional Brasileiro. Desse modo, como prêmio de consolação, a obra de Medeiros e Albuquerque e de Leopoldo Miguez recebeu um prêmio de consolação: a obra ficou conhecida como o Hino da Proclamação da República.

Continua depois da publicidade

Isso até ajudou a resolver um problema. O hino da Proclamação da República não tinha letra. Desse modo, passou-se a ter melodia e letra. Essa característica é bastante relevante, pois facilita a memorização por parte dos cidadãos brasileiros.

8) Sobre bater palmas

É desrespeito bater palmas durante a execução do Hino Nacional Brasileiro e também após a execução da letra. Segundo o artigo 30 da Lei de número 5.700 de 1º de setembro de 1971, durante a execução do Hino Nacional todos devem ter uma atitude respeitosa, ficarem de pé e em silêncio. Os militares, por sua vez, devem fazer continência durante a execução do hino.​

9) Hino cantado à capela e sem letra

Outra curiosidade sobre esse importante símbolo nacional foi o Hino cantado à capela. Em 2013, a torcida brasileira cantou o hino nacional à capela, ou seja, até o final e mesmo depois que o sistema de som parou de executá-lo.

Continua depois da publicidade

Esse evento ocorreu na Arena Castelão, em Fortaleza, durante o confronto entra Brasil x México pela Copa das Confederações. O hino cantado à capela foi uma das cenas mais emocionantes proporcionados pela torcida brasileira.

Até 1909, o Hino Nacional era somente melodia. Por meio de um poema de Joaquim Osório Duarte Estrada que, depois de algumas modificações, surgiu a letra oficial que combinava com a melodia já existente de Francisco Manuel da Silva.

É muito importante destacar ainda que o hino ainda passou por algumas correções no percurso e, somente em 1922 ele foi finalizado da mesma maneira que conhecemos atualmente.

Continua depois da publicidade

10) Apresentação da melodia

Em 1831, Dom Pedro anunciou que estava deixando o trono de imperador do Brasil para o seu filho, o Dom Pedro II, e que voltaria para Portugal. Nesse contexto, o músico Francisco Manuel da Silva viu uma grande oportunidade e apresentou a sua composição.

Naquela ocasião, ele colocou a letra de um verso do desembargador Ovídio Saraiva de Carvalho e Silva. Vale destacar também que o hino foi cantado pela primeira vez em 13 de abril de 1831, durante a festa de despedida de Dom Pedro I.

Como podemos perceber, o Hino Nacional Brasileiro é um dos principais símbolos do nosso país. Trata-se, portanto, de um importante elemento de identidade nacional. Por esse motivo, é fundamental compreender o contexto pelo qual surgiu o hino e também entender sobre a simbologia e as curiosidades da letra.

Continua depois da publicidade

Leia também

Feriados 2024: acesse o calendário oficial no Brasil