Em 2015, o Folianópolis chega à 10ª edição comemorando os 30 anos do axé baiano. Primeiro grande evento no modelo de Carnaval fora de época na Capital catarinense, apostou em atrações de peso e divulgação entre micareteiros de todo o Brasil. Deu certo: cerca de 350 mil pessoas passaram pela micareta nas nova edições, e para 2015 são esperadas 40 mil pessoas nos três dias da festa, que começa nesta sexta (30).
Continua depois da publicidade
AO VIVO: acompanhe a cobertura do Folianópolis 2015
5 micareteiros contam por que ir ao Folianópolis e revelam seus recordes de beijo por noite
Conheça a estrutura e os serviços do Folianópolis 2015
Continua depois da publicidade
Com 70% do público formado por turistas, o evento recebe pelo quinto ano consecutivo pessoas de todos os estados do país. A enfermeira Fernanda Noleto vem sozinha de Rio Branco, no Acre, para a festa:
– Não conheço Florianópolis, então já é uma oportunidade para conhecer a cidade. Já fiz amizades pela internet e tenho até onde ficar durante o evento. Nem cheguei e já estou sendo bem acolhida. Estou contando as horas para chegar, estou atravessando o país para essa festa- conta Fernanda, que faz parte do Folincontro, grupo que desde 2007 promove ações especiais para quem vem de fora, como passeios pela cidade e um churrasco de integração.
Confira os seis modelos de abadá
VÍDEO: aprenda a customizar seu abadá
Tanta gente aterrissando na Ilha faz com que o Folia, como é carinhosamente chamado, movimente a economia da cidade. Segundo uma pesquisa do Grupo All, organizador do evento, entre os gastos com comida, bebida, hospedagem, turismo e compras, os visitantes devem movimentar mais de R$ 13,2 milhões na região em 2015, com um gasto médio de R$ 1.650 por pessoa. O Folianópolis também gera cerca de cinco mil empregos diretos e indiretos.
Continua depois da publicidade
O jornalista Marcos Espíndola, que em 2006 fazia parte da equipe do caderno Variedades do Diário Catarinense, relembra a mobilização para a primeira edição da micareta:
– Havia muita torcida contra, principalmente por fatores climáticos, por ser em uma época de chuva e frio. Além de existir uma desconfiança, um sentimento por parte da população de Florianópolis de que não ia “pegar”- conta.
Até ser abraçado pela cidade e se consolidar como um dos maiores eventos privados do Estado, o Folianópolis passou por algumas mudanças. Relembre na linha do tempo momentos marcantes e curiosidades do evento:
Continua depois da publicidade
2006

A primeira edição do Folianópolis foi a única que ocorreu em maio e teve apenas dois dias. Com 20 mil pessoas, o evento trouxe pela primeira vez a Florianópolis o Dragão da Folia, maior trio elétrico do mundo, com 30 metros de comprimento, 4,40 metros de largura e formado por 2 carretas.
2007

A Avenida Gustavo Richard teve as suas pistas parcialmente interditadas para a passagem dos trios, já que a Passarela Nego Quirido estava em reforma. Com quase o dobro de foliões da primeira edição, um dos momentos marcantes foi quando Durval Lelys (foto), ainda à frente do Asa de Águia, desceu do trio e terminou o desfile na avenida sob a chuva e cantando Dia Branco, de Geraldo Azevedo. ?
2008

Em 2008, o arquiteto e especialista na chamada “arquitetura efêmera” – criação de estruturas complexas para grandes eventos – Giuseppe Mazzoni Filho foi contratado para executar o projeto de logística de distribuição do público no Folianópolis. Ele criou uma estrutura dividida em ambientes como camarotes, carro de apoio, pista e arquibancadas, tudo devidamente sinalizado.
Continua depois da publicidade
2009

O Chiclete com Banana voltou a cantar em Florianópolis depois de quase 17 anos da sua última apresentação na cidade. No mesmo ano, a estátua da Havan da Via Expressa vestiu o abadá do Folianópolis pela primeira vez. 2009 também foi o único ano em que Ivete não esteve presente, já que ela tinha acabado de dar à luz seu filho.
2010

O almoço oficial do evento, a Macarronada do Leo, foi realizado pela primeira vez. A cantora catarinense de axé Diana Dias também fez sua primeira participação na micareta, cantando junto com Batom na Cueca.
2011

O menino Neymar, na época ainda jogador da Seleção Brasileira Sub-20, fez sucesso no camarote dos famosos. ?
Continua depois da publicidade
2012

Momentos emocionantes marcaram o Folianópolis 2012. Teve o encontro do Asa de Águia e Eva – que cantaram uma música juntos -, um pedido de casamento em cima do trio e a comemoração do aniversário do Tomate, que ingressou na casa dos 30 com a benção de Ivete. ?
2013

O ano marcou a estreia de Claudia Leitte no Folianópolis, com direito a participação da cantora catarinense Bruna Goés. Outro momento marcante da oitava edição foi a despedida emocionada de Bell Marques do Chiclete com Banana, já que foi a última apresentação da banda no Sul do Brasil em sua formação original. ?
2014

Na última edição do evento, o ponto alto foi a estreia do Psirico, que comandou a festa no meio dos foliões – o cantor Márcio Victor desceu do trio e foi para o meio da galera. Outra parceria que ficou na memória foi a do ator Tiago Abravanel e Diana Dias. Detalhe: ele estava com o pé quebrado.
Continua depois da publicidade
2015
A edição que comemora os 10 anos do Folianópolis marca a primeira vez de Harmonia do Samba, Aviões e Jammil e Uma Noites no evento. Também é a primeira vez que ele é antecipado para outubro. Com o tema cinema, vai trazer quatro atrações para cada uma das noites de festa – até a 9ª edição, eram três a cada noite.