A escritora Leila Navarro, uma das maiores palestrantes motivacionais do Brasil, escreveu um artigo muito interessante, comparando a vida da gente ao aplicativo de celular Waze, aquele que nos indica o melhor caminho a seguir para chegarmos ao destino que queremos. Que bela sacada a dela! No aplicativo, a pessoa define onde está e aonde quer chegar. Com estas duas informações, o Waze traça a rota, e ao iniciarmos a viagem ele vai mostrando a melhor trajetória.

Continua depois da publicidade

Diz Leila: Numa metrópole como São Paulo, nem sempre o aplicativo segue sem observações. Ao surgir qualquer novidade, que pode ser um buraco na pista, um carro parado no acostamento, um acidente, algum congestionamento inesperado, ele rapidamente “analisa” as condições do fluxo, se for o caso, recalcula a rota e segue em frente rumo ao destino programado. 

Na vida, não é assim que prosseguimos? Primeiro, estabelecemos um objetivo, seja pessoal ou profissional. Depois, traçamos um plano (como será essa trajetória), e seguimos em frente rumo ao objetivo. Só que muitas vezes é preciso recalcular a rota no meio do caminho, porque imprevistos acontecem na vida de todo mundo. Exatamente como acontece quando usamos o Waze. O fato é que nem sempre as coisas ocorrem da forma planejada e os alertas podem ser diversos: a perda de um emprego, as dificuldades de um negócio, uma separação inesperada, a situação social, política e econômica do país… “Seja qual for o embaraço ou obstáculo, a diferença está na adoção do comportamento Waze”, diz a escritora, que também é empresária.

O mais importante, ressalta Leila, é ter a rota definida. Saber onde queremos chegar. É ter objetivos. Podemos recalcular os passos sempre que considerarmos necessário, mas mantendo os olhos e a mente no propósito, na missão, na realização do sonho. “Pense você mesmo no potencial gigantesco do aplicativo que pode ser incorporado como atitude para a vida”, sugere a palestrante. Assim como foram realizados muitos testes para o aplicativo ser o que é hoje, cabe a cada um de nós treinar, arriscar, se colocar à prova para transformar o próprio comportamento e garantir nossas conquistas.

Continua depois da publicidade