Nesta terça-feira, dia 28 de agosto, celebra-se o Dia Nacional do Voluntariado, que tem por objetivo homenagear todas as pessoas que doam seu tempo para realizar trabalhos sem fins lucrativos, praticando ações que são de interesse social e comunitário, ajudando quem precisa e sendo solidário. Muitas organizações no mundo inteiro sobrevivem graças ao trabalho dos voluntários, entre elas algumas bem conhecidas, como a Cruz Vermelha e o Médicos Sem Fronteiras. Em Santa Catarina, o projeto Eu Voluntário: deixando o meu legado, do Movimento SC pela Educação, já registra mais de 3,5 mil voluntários, e cerca de 112 mil pessoas beneficiadas por suas ações educacionais, nas mais diferentes cidades do Estado.

Continua depois da publicidade

O empresário Edenilson dos Santos é um destes voluntários. Ele tem uma loja de artigos de decoração em Itapema, no litoral Norte, e todas as quartas-feiras dá aulas de reforço em matemática para alunos do quarto e quinto anos da Escola Básica Arnaldo Brandão, em Itajaí. Edenilson está no sexto período da graduação em matemática. “Sentimos uma melhora. Os alunos fazem os exercícios, erram, a gente corrige, e eles refazem. A professora nos indica as maiores dificuldades. Com certeza eles estão aprendendo mais. Estamos no caminho certo, porque todo o aprendizado é bom”, conta ele.

Outra ação de voluntariado acontece no Centro de Educação Infantil Leonardo Laurindo Terres, em Blumenau. As crianças participam de atividades físicas para trabalhar coordenação motora, percepção, respeito e cooperação mútua, em um trabalho conduzido pelo voluntário Cristiano Michel da Fonseca, que é professor de educação física. Já em Florianópolis, um bonito trabalho voluntário é realizado pela aposentada Mariangela Martins, que antes trabalhava nos Correios. Começou dando aula sobre noções de higiene na Casa Lar Emaús, depois de reforço em língua portuguesa na Escola Laura Lima e agora reforço em matemática, na mesma escola, localizada no bairro Monte Verde. Ela agora foi convidada para dar aulas de reforço de matemática e língua portuguesa também para os jovens do programa Novos Caminhos”.

Esses são apenas alguns exemplos de voluntariados possíveis na área da educação. Quem tiver vontade de participar, deve entrar no site www.santacatarinapelaeducacao.com.br/iniciativas/eu-voluntario.html e indicar qual é a sua disponibilidade para atuar, e a sua área de interesse.

Continua depois da publicidade