A possibilidade de economizar nas viagens, ir mais rápido e também fazer novos amigos tem atraído cada vez mais catarinenses à prática da carona solidária. De acordo com a BlaBlaCar, uma das maiores plataformas virtuais de caronas de longa distância do mundo, nos dois primeiros meses de 2018 o movimento de usuários em Santa Catarina cresceu mais de 150% quando comparado a 2017. Somados, os assentos oferecidos chegaram a 90 mil no mesmo período. Os resultados são ainda maiores no balanço de 2017: as caronas chegaram a aumentar cerca de 300%, com relação ao ano anterior. Os dados posicionam o estado como o terceiro em carona no Brasil.

Continua depois da publicidade

A economia compartilhada é uma solução que aplicativos de mobilidade como a BlaBlaCar oferecem à população, diz Ricardo Leite, diretor da empresa no Brasil. Eles facilitam a viagem ponto a ponto, contribuem para a redução de custos e do número de carros na estrada, além de possibilitar a formação de uma rede social muito interessante”, acredita Leite.

Muita gente não usa aplicativos de carona por receio de entrar num carro de uma pessoa estranha, o que. Realmente, dependendo do caso, pode ser mesmo perigoso. Ricardo Leite aforma, entretanto, que o aplicativo que ele representa tem várias ferramentas de segurança ao usuário, como verificação de foto de todos os participantes, e-mails, telefones e avaliações de companheiros de viagem anteriores. Desta forma, motoristas e passageiros podem escolher com quem vão viajar.

O condutor que compartilha uma viagem com três pessoas no carro consegue reduzir seus custos em até 75%. Já para o passageiro, a economia depende do destino e da alternativa de transporte disponível. Uma viagem de Florianópolis para Porto Alegre de carona, por exemplo, acaba sendo 40% mais econômica que um ônibus convencional.

Continua depois da publicidade