De segunda a quarta-feira da próxima semana (25 a 27 de junho) Florianópolis vai receber a mostra “Olhares sobre o Refúgio”, com exibições gratuitas de filmes em celebração ao Dia Mundial do Refugiado 2018. Entre os títulos estão “Exodus, de onde eu vim não existe mais” e “Era o Hotel Cambridge”, produções nacionais que retratam a situação do refúgio no Brasil e no mundo.

Continua depois da publicidade

A principal atração da mostra, entretanto, é o documentário “Zaatari – Memórias do Labirinto”, um filme intenso e surpreendente, que traz à tona a pior crise migratória na história da humanidade desde a Segunda Guerra Mundial: o conflito na Síria, e a busca por reconstruírem suas vidas em um dos maiores campos de refugiados do mundo, na Jordânia. O documentário é uma coprodução internacional entre o Brasil e a Alemanhada Alemanha, e tem a direção de Paschoal Samora.

Outro documentário coproduzido por Brasil-Alemanha que integra a programação é “Exodus, de onde eu vim não existe mais”, que traz a realidade de países como Sudão do Sul, Mianmar, Argélia e Togo, e conta com a narração de Wagner Moura. O curta-metragem "Abrigo" aborda o cotidiano de venezuelanos que tentam recomeçar a vida em um abrigo na periferia de Boa Vista, capital de Roraima. Já a produção “Era o Hotel Cambridge” retrata a realidade da luta de refugiados e brasileiros por moradia na capital paulista.

As exibições acontecem no cinema do CIC às 20h. Após as sessões, haverá debate com pesquisadores, imigrantes e representantes de entidades de apoio a população migrante e refugiada em Santa Catarina. Uma excelente oportunidade de conhecermos melhor esta realidade que aflige milhões de pessoas mundo afora.

Continua depois da publicidade

Serviço:

Data: 25 a 27 de junho de 2018 

Horário: 20h

Local: Cinema CIC – Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600

Florianópolis

Entrada franca

25/6 às 20h – "Exodus, de onde eu vim não existe mais" (direção: Hank Levine)

26/6 às 20h – "Era o Hotel Cambridge" (direção: Eliane Caffé) 

27/6 às 20h – "Abrigo" (direção: Sansara Buriti) e "Zaatari – Memórias do Labirinto" (direção: Paschoal Samora)