Muito importante esta iniciativa da Prefeitura de Florianópolis de promover uma capacitação em primeiros socorros para professores, servidores e alunos das escolas públicas municipais, a partir da próxima segunda-feira, dia 19, quando reiniciam as aulas. Muitas vezes acontecem pequenos acidentes durante o horário das aulas, e é importante que todos saibam como agir (e não entrem em pânico) até a chegada do socorro médico. Por exemplo: O que fazer quando alguém cai e há suspeita de que tenha quebrado o braço? E se uma criança desmaiar, como se deve proceder?
Continua depois da publicidade
A primeira capacitação vai ocorrer a partir das 9 horas na Escola Básica Almirante Carvalhal, em Coqueiros. Estudantes e professores dos terceiros terão noções de como se portar durante emergências, principalmente engasgamentos, paradas cardíacas e hemorragias. Durante o ano, todas as 114 unidades escolares receberão orientações para prestação de assistência médica imediata a uma pessoa até a chegada de ajuda especializada.
“Não devemos esperar que um problema ocorra para tomarmos atitudes. Acidentes e emergências podem acontecer nos ambientes escolares e seus profissionais devem estar preparados”, disse o secretário de Educação, Maurício Fernandes Pereira. O ano letivo começa nesta segunda-feira para mais de 30 mil estudantes, divididos em creches, escolas e núcleos de educação de jovens, adultos e idosos.
Continua depois da publicidade