Será realizado neste sábado, dia 9, o Pedal Humanitário, passeio ciclístico que começa na sede da Justiça Federal, na Avenida Beira-Mar Norte, em Florianópolis, e vai até o Parque de Coqueiros, onde haverá programação cultural organizada por imigrantes e uma feirinha com comidas e produtos típicos do Haiti, Senegal, Marrocos, Síria, Venezuela e Colômbia. A iniciativa é do projeto “O Bem Viver”, programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) do Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) e do Ministério Público do Trabalho em Santa Catarina (MPT-SC). A concentração começa às 8 horas e a saída do Pedal está marcada para 9 horas. Trata-se de uma atividade cultural, esportiva e humanitária em defesa da população refugiada e imigrante, e está inserida nas programações globais do Dia Mundial do Refugiado, a ser celebrado no próximo dia 20.
Continua depois da publicidade
A cofundadora do Círculos de Hospitalidade, Bruna Kadletz, lembra que milhões de pessoas ao redor do mundo passam pelo inimaginável: têm suas vidas destroçadas por guerras, violência e catástrofes naturais. Além de terem suas histórias marcadas pelo deslocamento forçado e vida em exílio, muitas comunidades refugiadas e imigrantes encontram hostilidade em vez de hospitalidade. “O sentimento xenofóbico, aliado ao fato de vivenciarmos a pior crise humanitária desde a 2ª Guerra Mundial, nos convida a ressignificar o nosso olhar sobre populações migrantes, particularmente aquelas que buscam refúgio e novos recomeços em nossa sociedade”, afirma.
Foi a partir da sensibilização para essa realidade que o Bem Viver do MPF/SC, em parceria com a Comissão de Direitos Humanos da Polícia Rodoviária Federal, Círculos de Hospitalidade e Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante (Crai/SC) e com apoio da Justiça Federal em Santa Catarina, Ministério Público do Trabalho/SC, OAB/SC e Associação dos Servidores do MPF/SC, resolveu organizar o Pedal Humanitário. O passeio tem ainda o apoio da Associação dos Juízes Federais de SC, Grupo de Apoio a Imigrantes e Refugiados, Engie, Cicles Hoffman e Proc Bike.
Para se inscrever o interessado dever enviar e-mail para prsc-bemviver@mpf.mp.br e doar uma lata de leite em pó ou um pacote de fraldas descartáveis infantis, que serão destinados às famílias dos refugiados e imigrantes atendidas pelo Centro de Referência de Atendimento ao Imigrante de Santa Catarina. A inscrição só será efetivada com a entrega da doação, no local do evento.
Continua depois da publicidade