O mês de dezembro, por ser o último do nosso calendário, costuma ser a época de parar e fazer uma retrospectiva dos bons e maus momentos do ano, e já se planejar, na medida do possível, para os próximos 365 dias que vem pela frente. Infelizmente, a vida de ninguém é feita só de alegrias. O mais importante, porém, é aceitar que as dificuldades existem e buscar, sempre, superá-las da melhor forma possível. O Papai Noel Antônio Ferreira e o chef italiano Sandro Incurvati viveram na pele momentos difíceis em 2018. Mas estão aqui para contar que a palavra que os move é superação. Que sirvam de exemplo para todos nós.

Continua depois da publicidade

O PAPAI NOEL QUE PRECISOU DESCANSAR NESTE NATAL

Um dos Papais Noéis mais queridos e conhecidos da Grande Florianópolis este ano deixou a roupa vermelha e as botas pretas, que já fizeram a alegria de milhares de crianças, guardadas no armário. Antonio Ferreira, 58 anos, é vendedor e administrador. Mas seu orgulho mesmo é ser Papai Noel. E dos verdadeiros: cabelos grisalhos, longa barba branca, óculos na ponta do nariz e uma barriga que não precisa de enchimento para ficar igual à do Bom Velhinho. Até a voz é parecida. Ele ri e a gente já fica esperando o ho-ho-ho.

Nem tudo, entretanto, foi motivo de sorrisos para ele em 2018. Ferreira costuma fazer check-up anual, mas falhou em 2017. Foi postergando e acabou fazendo seus exames em março deste ano. O de PSA (que detecta aumento da próstata) e cuja média era 1.2 havia subido para 5.2. Foi um sinal de alerta. Procurou o urologista, fez exames de toque e ressonância magnética e depois uma biópsia de próstata. O resultado foi positivo para câncer, e era um tumor bem agressivo. Entre março e junho, quando passou pela cirurgia, já havia aumentado 10 vezes de tamanho.

_ O médico disse que um homem em cada 10 mil tem esse tipo de tumor _, contou.

A cirurgia, que era para durar pouco mais de uma hora, demorou quatro horas e meia. Um dos complicadores foi a obesidade. No pós cirúgico, Ferreira teve um travamento das duas pernas (paresia e parestesia) e fortes dores lombares.

Continua depois da publicidade

Depois de retirar a próstata (prostatectomia radical), foram cinco meses puxados de fisioterapia, acupuntura, medicamentos para dor e massagens. Momentos muito dificeis, cheios de dúvidas e medos, superados graças ao apoio da família e dos muitos amigos que fez ao longo da vida. Ferreira diz acreditar na lei do retorno. Ele é conhecido por sua generosidade e bondade (e um Papai Noel poderia ser diferente?). Então, afirma que sua recuperação tem muito a ver com o apoio que recebeu de muita gente.

_ Sempre procurei ser uma boa pessoa, e depois de ter ficado doente eu pude comprovar que a amizade, a bondade e a gratidão são vias de mão dupla. A gente dá e recebe na mesma proporção _ ensina.

Hoje o PSA de Ferreira varia entre 0,2 e 0.3, normal. Em 2019 ele ainda provavelmente passará por sessões de radioterapia, mas não há data prevista. Tudo vai depender dos próximos exames. Ele está otimista. Tem certeza de que o pior já passou. Continua na perícia até o final do ano, e só abre exceções no seu descanso para participar de algumas ações beneficentes de Natal.

_ Eu amo as crianças. Elas enxergam o mundo sem maldade. Que bom seria se todos enxergassem o mundo com os olhos de uma criança _ diz.

Continua depois da publicidade

Ferreira é separado, tem três filhos e sua maior alegria é curtir os três netinhos: Vinicius, 8 anos, Lorenzo, quatro anos e Noam, de um ano e meio. Tem orgulho de mostrar as fotos das crianças no celular, e elas, com certeza, retribuem este sentimento. Afinal, quem não gostaria de ter o Papai Noel como avô?

O CHEF ITALIANO QUE DRIBLOU A DEPRESSÃO

Os vídeos bem-humorados que apresenta no canal Massa Nostra, no Youtube, nem de longe representam o estado de espírito e as dificuldades enfrentadas pelo seu criador, o italiano Sandro Incurvati, neste ano de 2018, certamente um dos mais difíceis de seus 61 anos de vida. Um grave acidente de trânsito sofrido no meio do ano não deixou sequelas físicas, mas foi um trauma de difícil superação. A depressão quase o derrubou. O apoio da família e dos amigos e a paixão pela gastronomia foram fundamentais na sua recuperação. O youtuber também assina o blog cozinha-italiana.net, que recebeu como subtítulo “uma fantástica viagem pela Itália através da sua cozinha”.

Nascido em Roma, Incurvati foi diretor de desenvolvimento de pessoal da IBM, na Itália, até os 48 anos de idade. Um alto executivo, de vida superatarefada e estresse no nível máximo. No início dos anos 2000 a crise financeira atingiu Europa e Estados Unidos, onde fica a sede da multinacional. Apesar disso, a organização cobrava os mesmos resultados de suas filiais espalhadas pelo mundo.

Pediu férias e resolveu viajar. Procurou na internet um lugar longe e paradisíaco. Encontrou reportagens sobre Florianópolis e gostou do que viu: uma cidade ainda tranquila, com praias belas. Era um lugar diferente de tudo o que já conhecia. Ficou 10 dias na capital catarinense, e quando voltou a Roma a IBM estava implementando um programa de demissão voluntária. Ele não pensou duas vezes. Pegou sua indenização e decidiu mudar radicalmente de vida. Veio embora para o Brasil, mas ficar parado não combinava com o seu temperamento. Pouco depois de chegar passou a contribuir com entidades ligadas à cultura e tradições italianas. Também trabalhou à distância no desenvolvimento de softwares para a prefeitura de Roma. Teve negócios em São Paulo, com uma amiga. Desde criança, porém, sua grande paixão sempre foi a cozinha tradicional italiana, cujos pratos aprendeu com a nonna e a mamma.

Continua depois da publicidade

Incurvati chegou ao Brasil em 2005. Anos mais tarde passou a assinar uma coluna sobre gastronomia na revista ítalo-brasileira Insieme, publicada em Curitiba. Mas seu sonho era maior. Em 2015 começou a gravar para o YouTube vídeos bem-humorados sobre a verdadeira cozinha italiana.

_ O problema é que vídeo todo mundo faz. Queria fazer algo diferente, por isso juntei informações sobre a gastronomia tradicional da Itália com o humor _ conta.

Criou três personagens, os irmãos gêmeos Sandrinho (o sério) e o Procópio (o palhaço), e ainda a namorada do Procópio, a Aleluia, interpretada pela amiga Silma Therra. O blog sobre comida italiana é mais sério, mas igualmente delicioso, em todos os sentidos.

Em abril deste ano Incurvati viajou para a Itália com o objetivo de fazer várias entrevistas e gravar 20 vídeos para o seu canal e montar um curso online, ensinando como as donas de casa de todas as regiões da Itália preparam seus pratos tradicionais. Ao chegar lá alugou um carro para percorrer o país. Já tinha feito a primeira entrevista, na Capital, quando sofreu um grave acidente automobilístico.

Continua depois da publicidade

_ Eu tenho uma casa em um condomínio rural, nos arredores de Roma. Num cruzamento, com o semáforo verde para mim, fui atingido por um outro carro, que ultrapassou com o sinal vermelho. Ele capotou. Meu carro ficou destruído. Quando vejo, sai de dentro do carro um senhor de 86 anos, também sem ferimentos graves. Ele tinha saído de casa para comprar maçãs, a poucas quadras de distância. O carro que aluguei ficou demolido. Por milagre nenhum de nós teve ferimentos graves. Ele não soube dizer o que aconteceu, provavelmente sofreu um mal súbito _ conta.

Incurvati diz que a sensação de impotência num momento destes é o pior de tudo. Ele tinha feito um seguro total do carro quando alugou, mas, mesmo assim, se incomodou bastante com a locadora. Mas o pior mesmo foi o trauma que desenvolveu depois. Não conseguia mais dirigir, e teve que suspender o projeto de gravar os videos. Aos poucos, foi ficando depressivo.

_ Durante toda minha vida me achei autossuficiente, e depois daquele acidente tudo mudou. Tudo começou a dar para trás, tive vários problemas inclusive financeiros, e não conseguia mais me reerguer. Eu não era tão inatingível quanto me achava _ relembra.

O APOIO INCONDICIONAL DA FAMÍLIA E AMIGOS

Para reencontrar a saúde emocional Incurvati contou com a ajuda de muitos amigos que tinha em Roma e no Brasil.

Continua depois da publicidade

_ Comecei a enxergar uma luz no fim do túnel quando passei a mudar minha postura em relação aos problemas, não deixando que eles controlassem mais a minha vida. Agora, passados tantos meses, é que estou pegando novamente o controle da minha vida nas minhas mãos. Agora sei que é muito fácil falar em sair da depressão, mas fazer isso é muito difícil.

Sandro voltou a gravar os vídeos para o seu canal, trazendo de volta sua verve humorística com o palhaço Procópio e o chef italiano Sandrinho. Ainda pretende gravar na Itália, mas por enquanto prefere viver um dia de cada vez, deixando os planos para o ano que vem.

Para conhecer melhor: canal http://massanostra.net e blog http://cozinha-italiana.net