O frio está chegando, e com ele dá aquela vontade de ficar em casa, aconchegado na frente da TV, vendo a série favorita e comendo coisas gostosas e calóricas… Certo? Completamente errado, diz o fisioterapeuta Fábio Akiyama, que escreveu o artigo “Exercícios físicos, as dores e o frio”, falando sobre a necessidade de movimentarmos o corpo sempre, e especialmente nesta época do ano.

Continua depois da publicidade

Os exercícios devem ser mantidos em todas as estações do ano, diz ele. A atividade física é importantíssima para diversos sistemas do nosso corpo e uma manutenção sadia é vital, especialmente durante a época de baixas temperaturas, em que aumentam a rigidez muscular favorecendo assim com que as dores se acentuem.

Fábio explica que as dores se manifestam em épocas frias com força total, porque a temperatura ambiente é inferior à do nosso corpo e isso gera uma diferença de pressão em relação as articulações. Por exemplo: a rigidez muscular. Se os tecidos forem devidamente irrigados, que é o que ocorre durante um exercício físico, isso não ocorre. Por isso a importância de garantir a mobilidade do corpo.

Caso mesmo praticando exercícios a pessoa sinta muita dores musculares no inverno, este é um sinal de que algo não está bem no organismo. “A princípio relevamos uma dor quando ela não é limitante, e isso pode ser perigoso uma vez que uma coisa leva a outra, podendo então se tornar algo crônico se continuar a forçar. Devemos ter bom senso quando estamos diante deste quadro, e sempre seguir as orientações de profissionais”, alerta.

Vale lembrar que a atividade física, assim como tudo que é referente à nossa saúde, deve ter uma frequência e rotina, tornando-se um hábito em nossa vida.

Continua depois da publicidade