Dezembro é o mês de ano em que mais se ouve falar sobre voluntariado. Todo mundo quer participar de alguma iniciativa solidária que beneficie os menos favorecidos, sejam crianças carentes, idosos que vivem em asilos ou moradores de rua. Isso é muito bacana, claro, mas as entidades que acolhem estas pessoas precisam, na verdade, de ajuda voluntária durante os 12 meses do ano, e não só às vésperas do Natal. Então, que tal incluir esta meta entre as promessas de Ano-Novo com a doação de algumas horinhas por semana para ajudar a quem tanto necessita de um apoio?

Continua depois da publicidade

No final do ano, o IBGE lançou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, que, entre outras questões, apontou que, em 2016, 6,5 milhões de brasileiros praticaram o trabalho voluntário, ou seja, 3,9% da população maior de 14 anos. Foi considerado como trabalho voluntário aquele realizado para uma organização ou pessoa, sem remuneração, desde o cuidado de um vizinho doente ou uma ajuda para reparar casas destruídas durante vendavais, por exemplo. É muito pouco, para as necessidades de um país de dimensões continentais e com tantas pessoas vivendo em situação de pobreza e risco social.

Muita gente tem o desejo de se tornar voluntária, mas não sabe como agir ou quem procurar. Se este é o seu caso, uma boa notícia: Existe uma plataforma social na internet, chamada Atados (www.atados.com.br), que conecta as pessoas que querem ser voluntárias com as organizações que precisam de ajuda, facilitando o engajamento nas mais diversas possibilidades de voluntariado, de uma forma muito simples. Em cinco anos de funcionamento, já são mais de 70 mil usuários cadastrados e mais de 1100 ONGs interessadas em contar com trabalhadores voluntários.

Para quem não sabe ou não gosta de lidar com a internet, também não é difícil de encontrar um lugar onde pode ser útil, de forma voluntária. Basta procurar informação nas creches, asilos, casas de repouso, hospitais, ou então em locais que trabalham com animais abandonados, ou que atuam na preservação da natureza. Existem muitas formas de ajudar a tornar o mundo um lugar melhor, basta ter a vontade de fazer a diferença.

Continua depois da publicidade