No Dia Mundial do Idoso, 1º de Outubro, a Federação Internacional do Diabetes (IDF) faz um alerta muito importante. O Brasil é a quarta nação do mundo em número de pessoas com diabetes: são 13 milhões de pacientes. Destes, grande parte já está na terceira idade. Para se ter uma ideia, de acordo com levantamento da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), quase um terço das pessoas com diabetes têm mais de 65 anos.
Continua depois da publicidade
João Salles, médico endocrinologista e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, esclarece que um terço dos idosos apresenta algum tipo de alterações no metabolismo da glicose.
_ O diabetes tipo 2 está ligado ao envelhecimento, ao sedentarismo e à obesidade. Estes dois últimos fatores podem ser potencializados com o avançar da idade. Por isso, o controle da doença passa pela prática de atividades físicas regularmente e pela dieta saudável e equilibrada _ explica.
Uma das razões para o aumento da incidência de diabetes na terceira idade é a diminuição da produção de insulina, hormônio responsável por manter a glicose dentro das células. Logo, sua falta acarreta em mais açúcar na corrente sanguínea e na sobrecarga do pâncreas. Além disso, é nessa fase da vida em que há redução da prática de exercícios, já que se observa diminuição da massa muscular, a sarcopenia.
_Os músculos consomem glicose e contribuem para regular os níveis dela no sangue. Com a sarcopenia e a falta de exercícios, cresce a massa gorda: mais gordura, maior resistência à insulina. Esse quadro abre espaço não só para o surgimento do diabetes tipo 2, mas, também, para suas complicações _ avalia Salles.
Continua depois da publicidade
Segundo o médico, a prática de atividades aeróbicas, como caminhada, e de resistência, como a musculação, pode ajudar muito. Mas sem descuidar do cardápio. Em geral, nessa fase da vida ingere-se menos fontes de proteínas e mais de carboidratos, até por serem mais fáceis de mastigar. Assim, durante o acompanhamento nutricional, é fundamental manter uma dieta rica em fibras e proteínas, reservando a qualidade na nutrição.