Quando viajo, uma das minhas atividades preferidas é visitar lugares históricos que tenham a facilidade do audioguia, porque assim eu mesma decido quanto tempo vou ficar parada assistindo as explicações sobre determinado monumento ou obra de arte. O problema de participar de grupos com guias de turismo é que nem sempre os interesses de todos são os mesmos, o que pode tornar a visita cansativa e até sem graça. Quando cada turista tem o seu próprio aparelhinho, o passeio se torna muito mais dinâmico e proveitoso.
Continua depois da publicidade
A partir desta terça-feira (6) uma experiência parecida estará disponível para quem quiser conhecer as principais instalações e obras do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC). Às 16h30min, ocorre o lançamento de um aplicativo para smartphones e tablets, o “Tour Top 10 do Museu Histórico”. Foi criado um itinerário que conduz o visitante pelas dez obras imperdíveis do local, e que será disponibilizado gratuitamente em cinco línguas: português, espanhol, inglês, francês e italiano.
“É uma ferramenta para guiar o visitante, oferecendo a possibilidade de obter mais informações sobre cada atração por meio de um áudio explicativo”, explica a administradora do MHSC, Maria José da Costa Brandão. O aplicativo está disponível para sistemas Android, Windows e iOS. Para utilizá-lo, é necessário baixar o aplicativo izi.Travel e em seguida procurar o Tour Palácio Cruz e Sousa. A criação do aplicativo foi um trabalho voluntário idealizado pela arquiteta Maria Gabriela Cherem Luft e desenvolvido em parceria com o Núcleo Educativo do MHSC. Gabriela é natural de Florianópolis e estudou em Florença, na Itália, onde adquiriu o conhecimento para a realização do aplicativo.
A iniciativa faz parte do projeto Floripa Audioguiada, que consiste em audioguias temáticos em locais importantes da capital. Além do Tour Top 10 no MHSC, já há um projeto piloto de roteiro de visitação da Catedral Metropolitana. Uma bela iniciativa, que com certeza levará ainda mais visitantes ao nosso mais importante e mais belo museu, cartão postal da Capital.
Continua depois da publicidade