Mais um conhecido morreu vítima de câncer há poucos dias. Descobriu a doença menos de dois meses atrás, e nem deu tempo de tentar um tratamento. Que doença desgraçada, essa. Muitas vezes, chega assim, sem avisar, sem sintomas nem sinais, consumindo a pessoa de maneira avassaladora. Mas há, também, muitos tipos de cânceres que são evitáveis, para os quais existem formas de prevenção já bastante estudadas pela medicina. É o caso do câncer de pulmão, por exemplo. A grande maioria das vítimas é ou foi fumante, e já está mais do que comprovado que o cigarro – e suas milhares de susbtâncias tóxicas – é o grande vilão. Por que, então, as pessoas insistem em continuar fumando? Juro que não entendo.

Continua depois da publicidade

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que 80% dos casos de câncer no mundo estão relacionados ao nosso modo de vida. Entre os principais fatores responsáveis por este preocupante cenário estão hábitos alimentares pouco saudáveis e falta de uma rotina de exercícios físicos. Por isso, a recomendação da entidade é que pessoas de 18 a 64 anos pratiquem pelo menos 150 minutos de exercícios moderados por semana – ou, em média, pouco mais de 20 minutos por dia. Isso significa que pequenos ajustes na rotina, como caminhar curtas distâncias, aderir à bicicleta como opção de transporte ou subir e descer escadas ao invés de usar o elevador, podem colaborar para o afastamento da grande maioria dos fatores de risco que levam ao surgimento da doença.

"Sedentarismo, sobrepeso/obesidade e consumo excessivo de gorduras podem ser classificados como 'vilões' que respondem, em especial, pela elevação no risco de desenvolvimento de tumores que afetam intestino, endométrio, próstata, pâncreas e mama", explica o oncologista Daniel Gimenes. Estes fatores se tornam ainda mais preocupantes quando levamos em conta sua relação direta com o aumento constante nos registros de casos de câncer entre jovens. Dados do Inca apontam que a condição já é a segunda maior causa de morte de pessoas entre 15 a 29 anos no país, perdendo apenas para óbitos decorrentes de acidentes e violência.

Continua depois da publicidade

Os médicos afirmam que a combinação dieta saudável, sem fumo e com baixa ingestão de bebidas alcoólicas aliada a atividade física regular é capaz de evitar o aparecimento do câncer em até 40% dos casos. Isso, sem contar com o câncer de pele, que é o tipo mais comum em todo o mundo, e que pode ser prevenido. Para isso deve-se evitar a exposição ao sol entre as 10h às 15h e usar protetor solar diariamente com FPS mínimo de 30. Em resumo: existem medidas preventivas extremamente eficazes para ajudar a evitar vários tipos de câncer, e elas estão ao alcance de todas as pessoas. Basta querer se cuidar.